31 March 2012

s-day & breakfast

olá!
Hoje tive a sorte de ir a um workshop de sous-vide, embalar alimentos em vácuo e cozinhá-los num banho-maria agitado com a ajuda de um termostato. Adorei! Inspirou-me imenso e só me apetece ser rica para ir já amanhã comprar as máquinas,as cubas, os sacos... Mas muita calma!

Como sabia que ia ter o workshop, hoje tomei um pequeno almoço mais "consistente" que o habitual porque não sabia a que horas iamos almoçar. Adormeci a pensar em ovos e quando o despertador tocou saltei da cama e comecei a fazer uns ovos mexidos com ervas dos vasinhos. (inspiração deste post?)

Pus um ovo numa taça e juntei tomilho limão e cebolinho,

Depois juntei um bocadinho de natas frescas,

No fim juntei flores de manjericão.


Aos ovos mexidos juntei 3 tomates cereja cortados em quartos e temperei tudo com flor de sal e pimenta do moinho!

Acompanhei com tostas integrais e uma mega chávena de café!
Que tal?
<3 jo


o meu chutney de pêra

Fiz este chutney de pêra para acompanhar o "lombinho de porco mais tenro do mundo", receita do Chef George Mendes (americano filho de pais portugueses que tem uma estrela em NY, com o Aldea)

A parte mais difícil dos chutneys é esperar 1 ou 2 meses para que desenvolvam sabores, fechados no frasco hermético, que só abrimos para cheirar e imaginar o sabor que terá quando chegar à nossa boca...
Admito, não tive paciência, e mais de metade acabou na primeira hora depois de o ter acabado... Mas estava óptimo! (vá lá que me lembrei e sobrou o que pus neste frasquinho para provar daqui a um par de meses!)

Não sei a receita porque fiz a olho, mas cá vai:

1. Peguei em sementes de mostarda, meia folhinha de louro, grãos de pimenta, casca de lima, meio pau de canela, o meu spicy salt. esmaguei tudo no almofariz para libertar sabores e pus numa caçarola com o lume alto, para torrar. Fora do lume juntei um bocadinho de azeite e deixei as especiarias fritarem bem.
2. Adicionei cebola picada e deixei refogar. A seguir deitei 3 pêras rocha cortadas em cubos e cerca de 10 uvas cortadas em metades. Deixei cozinhar uns minutinhos....
3. Como na maioria dos chutneys, juntei o vinagre e o açúcar. Metade vinagre de cidra e metade vinagre de vinho branco e açúcar mascavado (2 colheres de sopa +-)
4. Deixei cozinhar cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando.

Se fôr preciso juntar água não há problema. A consistência final é a de um doce.
A minha não ficou muito escura mas se ficar não faz mal, até tivemos um chef a dizer-nos que quanto mais escura melhor!

Que tal?


Bom fim-de-semana!
jo

30 March 2012

azeite aromatizado

Há uns aromatizei azeite cá em casa, com alecrim daqui, com louro, grão de 3 pimentas e sementes de malaguetas daqui.
Uma óptima dica é fazer pressão com um rolo naquilo que vamos usar para aromatizar, no meu caso fiz isso com o alecrim e ajuda a libertar os óleos que vão dar sabor ao azeite.


Já o usei e vai ficando cada vez melhor!
Podemos aromatizar com imensas coisas... Ideias?




spicy salt

Há umas semanas, quando fui à Praça de Alvalade, trouxe malaguetas verdes, que são médio spicy. A maior parte sequei (porque nunca tinha posto malaguetas a secar) e o resultado foi muito giro! Não sabia que depois de secas as malaguetas: a) mudam de cor; b)ficam todas de cores diferentes!
Assim, misturei o encarnado e o verde. Abri as malaguetas ao meio, tirei algumas sementes e piquei o resto, bem fininho.

Num almofariz juntei a flor de sal e misturei tudo para depois pôr nestes frasquinhos.


Que tal?

Ervinhas!

Boa tarde :)

Hoje consegui uma máquina emprestada durante uns tempos e, apesar de não estar o melhor tempo por aqui, apeteceu-me tirar fotografias das ervinhas que temos cá em casa.

o vasinho de coentros é o benjamim da família, comprei num fim-de-semana no Príncipe Real (Quinta do Poial). Não uso tanto como queria porque não quero que fique sem folhas de uma vez!

esta salsa frisada já temos há uns tempos e tem crescido imenso! agora já tem "mini-troncos" e tudo!
é óptima mas acho que continuo a preferir a de folha lisa

este mangericão já está cá em casa há muiiito tempo! Deu flor no ano passado e semeámos as sementes outra vez e deu-se lindamente! Agora está a dar flor outra vez, que by the way são óptimas! Já as usei aqui !

adoro cebolinho. Basta cortar rentinho à terra e ele lá continua a crescer, qual estrela do mar, mais forte do que nunca!

o tomilho limão é uma das minhas ervas aromáticas preferidas, fica bem em muitas coisas, adoro! Comprei um molho há mais de uma semana e tem-se dado lindamente. Foi posto numa caixinha xpto com água no fundo e que preserva as ervas no frigorífico.


O alecrim seco é óptimo. Este também é da Quinta do Poial, comprei-o fresco em flor e tenho-o usado, mesmo agora já seco. As flores também são óptimas e ficam deliciosas em pastas!


Finalmente, este tomilho que já foi fresco e agora também secou. Acho que secar o tomilho em casa é mil vezes melhor do que comprar o seco, o sabor nem é o mesmo!

Espero que aí em casa também se usem ervinhas ou que se comece a usar. É mais barato o que ter que estar sempre a comprar e o sabor é muuito melhor!
É também óptima ideia usar os talos das plantas como o mangericão, salsa, coentros, alecrim, tomilho... Têm imenso sabor e, na maioria dos casos, o seu destino é invariavelemtne o lixo! Mas ficam muito bem em assados ou para aromatizar sopas ou arroz!

Bom fim-de-semana!!
Já é Sexta-Feira, dois dias para descansar sabem tão bem!


bye! jo

29 March 2012

A Broken Camera and some Dried Bio Tomatoes

Helloooo!

Nos últimos dois dias não parei quieta (supermercado - praça - tábua - fogão - etc) por isso tenho muitas coisinhas para mostrar!
Durante alguns dias as fotografias vão andar em baixo porque a única máquina digital que tenho decidiu avariar!!! Mas vou mostrando com as fotografias do BB e algumas que saem decentes da "máquina comunitária" cá de casa :)

Porque é que compramos tomate seco se é tão fácil (e mais barato!) fazê-lo em casa?

Para experimentar peguei em 6 tomates, lavados, cortei-os ao meio e fiz dois cortes superficiais em cada metade (se usar tomates chucha corte ao alto). Polvilhei com flôr de sal e deixei um bocadinho assim, para ajudar os sumos a sair.
A seguir é só pôr as metades viradas para baixo, numa rede em cima de um tabuleiro de forno.

No forno ficam os tomates, a 60-80ºc durante 8 a 12 horas, dependendo do tamanho e da qualidade.
Estão prontos quando já não tiverem líquido (óbvio), quando tiverem reduzido a +- metade do tamanho mas continuarem suaves de textura.

O melhor é deixá-los arrefecer na rede e depois pô-los num frasco esterilizado e frigorífico. Se os quer manter mais tempo, podem ser congelados em tabuleiros e depois transferidos para saquinhos. Depois de descongelados, conserve em azeite no frigorífico e consuma numa semana (se não os acabou já antes de chegarem ao congelador!)

Estes tomates secos ficam lindamente em massas frias, em queijo de cabra no forno ou em risottos. Para dar uma graça, porque não secar os tomates com algumas ervinhas como mangericão, coentros ou oregãos frescos? Hmmm.. A experimentar!!!


.jo

os Fritters de há uns dias

Olá!
Tenho tido uns dias de férias e decidi mesmo aproveitá-las com praias, cafés com amigas, fins-de-semana românticos... Até hoje! O que siginifica que também não durou muito e o fim de semana romântico foi só um e com algumas nuvens pelo meio...!

Um destes dias fiz uns fritters ou fritatta. Estas deliciosas entradas, canapés ou mesmo acompanhamentos, podem ser feitas com praticamente todos os vegetais e também podemos juntar carnes ou peixes se quisermos. Ajuda quando queremos acabar com alguma sobra!

Então o que eu fiz foi de courgette, cogumelos e ervas aromáticas.

1. Rale duas courgettes e cerca de 10 cogumelos (Paris, Marrons são os aconselháveis)
2. Junte um ovo inteiro e uma colher de sopa de farinha e vá mexendo com varas
3. Ao temperar com sal e pimenta, junte também coentros e cebolinho picado. (Eu pus também uns filamentos de açafrão para alegrar a cor mas não fez muita diferença!)
4. Numa frigideira com óleo quente, deite uma colher de sobremesa da mistura e espere até estar douradinho para virar para o outro lado.
5. Quando estiver frito, retire para um papel absorvente et voilá!!

Desta vez fiz um molho de iogurte muito fácil que serve de dip rápido:
1 iogurte natural
Sumo de meia lima e um bocadinho de raspa
Sal
Pimenta (muita!)
- Misture tudo com varas e deite numa tacinha para ir à mesa.


That's it!
<3 jo




21 March 2012

Sushi workshop com Yuko

Na última Terça-Feira 13, fui com a minha mãe a um workshop de Sushi, em casa da Yuko Yamamoto, na Graça, onde aprendemos a fazer hosomakis (rolinhos com alga por fora), uramakis (rolinhos com arroz por fora), nigiris (arroz com uma fatia de peixe em cima), sopa miso e mais umas coisinhas.

O que eu achei mais interessante, para além de aprender a trabalhar com a esteira, foram todos os cortes e a diferença dos orientais para os europeus. Aprendemos a filetar uma dourada e a fatiá-la, "in the propper way"; a descascar pepinos e daikons com aquelas facas grandes japonesas (difícil!!!); arranjámos camarões de Moçambique (cozidos num pauzinho de espetada, para ficarem direitinhos e não enrolarem).

Aprender a fazer o arroz também foi super importante. É talvez o "make it or break it" de um bom sushi e fiquei muito contente por ter alguém a fazê-lo à minha frente e a explicar-me todos os pormenores!

Deixo algumas fotografias, se tiverem dúvidas, ou quiserem saber mais, deixem um comentário ou vão à página da Yuko, aqui!


A Yuko a ensinar-nos a filetar uma dourada

e o respectivo filete!

Deliciosos camarões de Moçambique

Mãe a "cortar o arroz", nome da técnica usada para misturar o arroz sem o partir

Usámos as espinhas das douradas para fazer um caldo de peixe para a sopa Miso

Salmon Skinnnn!!!! Pele de salmão grelhada, love it!

A sopa miso, enquanto adicionávamos a pasta Miso através do passador de rede

Os legumes cortados (alguns)!

Salmão braseado e fatiado, em cima de pepino cortado em juliana

O meu pratinho de sushi!
Para mim, cortar os rolinhos foi o mais difícil, mas o interior é que conta e estacam deliciosos! ehhehe


Obrigada Yuko! :)
Jo




Dia do Pai | Father's Day

Na Segunda-Feira foi o dia do pai e, para além dos presentinhos da praxe, decidi fazer um jantar especial. Não é que tenha sido algo do outro mundo, mas foi especialmente pensado para o pai, com coisas que ele gosta e "cooked with love"!

Comecei por fazer a mise-en-place de tudo o que ia precisar, ou seja, preparei a bancada. Desde tábuas, faca, tacinhas, até aos ingredientes e algumas coisas já preparadas.

Jantar do Dia do Pai
  • Queijo de cabra em cama de pão alentejano e mangericão com compota de frutos vermelhos
  • Bife de novilho grelhado com batatas assadas em tomilho limão e alecrim e 3 manteigas a acompanhar

Mise-en-place:
Ponha batatas novas num pirex e tempere com sal, pimenta, azeite, raminhos de tomilho limão e de alecrim. Vai ao forno a 180ºc durante 30-40min. Quando sairem do forno, corte as batatas em quartos e reserve.

Entretanto, ponha numa caçarola os frutos vermelhos (eu escolhi framboesas, amoras e mirtilos) e açúcar amarelo a gosto (eu pus muito pouco porque prefiro coisas pouco doces mas se puser mais açúcar o resultado é semelhante!). Fica em lume baixo cerca de 10min com a tampa. Reserve.
Corte pão alentejano aos cubos e ponha na misturadora, juntamente com algumas folhas de mangericão. Desfaça o pão em bocados pequenos, como na fotografia e disponha num prato que possa ir ao forno. 
Em cima coloque fatias de queijo de cabra e depois a compota que fez anteriormente. Eu juntei por cima umas framboesas frescas mas não é preciso!

Grelhe os bifes com flor de sal e tomilho limão, só até ficarem com as marcas pretendidas. Antes de servir terminar no forno a 180ºc por 8-10min para um bife médio-mal passado.

Na hora:
Agora, perto da hora do jantar, só falta terminar tudo rapidamente, o que ainda nos dá tempo para dar miminhos ao pai :)

. Aqueça uma panelinha com azeite e um ramo de alecrim. Frite levemente as batatas no azeite e termine no forno até sair o bife.
. Ponha o prato com o queijo de cabra no forno, na posição superior e no modo grill (pode continuar a 180ºc)
. Termine os bifes no forno, como descrito acima.

Em princípio, vai ter a entrada pronta primeiro e terá tempo para a apreciar antes de o prato principal estar pronto.




   <3

Et Voilá!

16 March 2012

good morning!

Bom dia!
Hoje vai ser um dia muito animado, vou trabalhar para o Hotel da Estrela porque ao jantar precisam de mais umas mãozinhas com um grupo de 100.




Por agora toma-se o pequeno almoço.
Corra bem o dia!

jo

15 March 2012

Granola & raspberry yogurt!

How are you today?
Hoje, apesar de ter acordado zombie, ainda consegui fazer um pequeno almoço bom e f-o-t-o-g-r-a-f-á-l-o!


Super simples, totalmente adaptável e faz-se num minuto:
- iogurte natural ou do sabor que se quiser
- granola (mistura de cerais e frutos secos, tais como aveia, avelãs) ou outros cereais 
- framboesas ou outra fruta cortada em bocadinhos para saber na colher :)


Hoje fiz este porque comprei granola ontem no brio, mas no Verão estes pequenos-almoços são rotina e bem saudáveis (e pouco engordativos) !!


Que tal?




:) jo

14 March 2012

Tarte de chocolate e alfazema do Brio

Olá! 


Hoje, como tive que ir ao LxFactory ao fim do dia, aproveitei e dei um saltinho no Brio, supermercado biológico que já devem ter ouvido falar.


A primeira coisa em que deitei olho, óbvio, foi mais um livro. "Seja ecológico, escolha biológico" não é fundamentalista e ensina-nos a cultivar, a comprar conscientemente, a cozinhar, a planear um jardim de aromáticos, enfim, imensas coisas super interessantes e que nos ajudam a estar mais "de bem" com o nosso planeta.
Vende-se aqui . 


Ao lado estava o expositor das sementes e trouxe um pacotinho para semear isto!


Fui passeando e percebendo que ia haver mais alguma coisa para jantar hoje do que só o planeado pela mãe.
Então, comprei cogumelos marron, sementes de papoila, granola, alfazema, um pão de espelta (da família do trigo) e cereais integrais...


Fiz uns cogumelos recheados rápidos, só com bacon, chalotas e queijo emmental ralado, foram ao forno a 200º na posição superior.


Tanto despacho porquê?
É que mal vi a alfazema no Brio, lembrei-me de uma tarde de chocolate que a Fiona do Masterchef Australia fez num dos primeiros episódios!
E foi o que fiz. 


Let's face it, usei massa pré-preparada (mas ao menos uma boa!) mas depois fiz tudo certinho. Ganache de chocolate, chantilli com alfazema e framboesas em cima. Could it get more decadent?!


Para 200gr de natas, usei 215gr de chocolate preto e 30gr de manteiga. Amolecem o chocolate (em banho-maria ou no microondas), fervem as natas e juntam-nas, em 3, 4 vezes, à taça com o chocolate, misturando sempre com varas.
Quando a mistura está homogénea e brilhante, ir juntando a manteiga em cubinhos, à temperatura ambiente, mexendo até estar tudo incorporado.


A ganache arrefece um bocadinho no frigorífico enquanto a massa da tarde coze (atenção: é preciso picar a massa com um garfo e pôr pesos em cima da massa na forma, como feijões neste caso, para a impedir de "insuflar"!)
Bater as natas em chantilly com açúcar (eu juntei 2 colheres de chá, ficou muito pouco doce) e alfazema (pus cerca de 2 colheres de café)


Com tudo pronto é só montar: a ganache por cima da tarte, em cima as natas com alfazema e, on top of this, as framboesas que se quiser: pouquinhas no meio, algumas a toda a volta, sem regras!


Que tal a minha tentativa da Fiona's Tart?







Beijinhos, boa noite :)