26 March 2013

O melhor Bife de Novilho


... Pelo menos para mim!

Há uns tempos fui ao talho para comprar lombo de novilho, apetecia-me um bom bife alto e mal passado, com molho de natas e mostarda antiga. Só o bife. Sem batatas nem arroz nem salada nem nada. O bife e o molho. Mas não havia Lombo!
- "Olhe, aquela senhora levou o último, era para rosbife... Mas conhece o espelho da pá? É que é muito mais barato e tão tenro como o lombo!"
E toca de experimentar. Era bom! Já o usei também para isto.

Hoje voltou a apetecer um bom bife. No restaurante onde estagio, servem uns bifes de fazer inveja. Talvez por isso me tenha apetecido um destes na folga!

Deixar aquecer muito bem a frigideira. Temperar os bifes com sal fino dos dois lados e grelhar (faço +- 2min de cada lado). Terminar no forno até chegar ao ponto preferido, deixar descansar uns 3min e está pronto a servir!
Com a frigideira ainda quente, atirei um cubinho deste de caldo, uma boa colher de mostarda antiga, um splash de natas frescas e uns raminhos de tomilho fresco. Sal e pimenta, flôr de sal no bife et voilá!
E por aí? Qual o bife preferido? Em que ponto e com que molho?
<3 jo

13 March 2013

Sopas de descanso


Desde há umas semanas que o meu fim-de-semana passou a ser às Terças e Quartas. Ontem não foi diferente e, depois de um baaaanho de imersão preparei um almoço rápido e saudável, mesmo o que apetecia! Um caldinho com bits & pieces resgatados entre o congelador e o frigorífico.
Peguei em 2 cubos congelados deste caldo, num talo de citronela e juntei água para ferver.
Enquanto aquecia, cortei cogumelos em fatias, duas folhas de couve em chiffonade, a parte branca de meio alho francês em juliana... Mal ferveu juntei a massa Udon, que comprei numa loja de produtos japoneses ao pé do Saldanha. Para ajudar a temperar a massa, molho de soja.
Depois de ter cortado a malagueta verde em rodelas finas, juntei algumas ao caldo.
Ir provando é essencial em tudo o que faço e, neste caso, como não queria um caldo de citronela, estava na altura de a retirar, já tinha infusionado sabor suficiente!

Quando a Udon estava quase al dente juntei, por ordem, a couve coração, os cogumelos, metade do alho francês e gengibre fresco ralado. Também do congelador resgatei coentros picados com azeite, congelados em bolinhas para não desperdiçar um molho de coentros frescos.
Um minuto depois desliguei o lume - detesto legumes muito cozinhados, perdem tudo.. - e apressei-me a servir o meu almocinho numa taça branca, espremer sumo de lima, ralar mais meio centímetro de gengibre, juntar algumas rodelas de malagueta verde e tirinhas de alho francês cruas para refrescar.
Tirar umas fotografias e aproveitar estes sabores que tanto gosto enquanto descansava mais um bocadinho à frente dos meus cantos de receitas e cozinha preferidos.

Que tal?
<3 jo