29 July 2013

na quinta, mais um bocadinho

De manhã muito cedo alguém toca, nós estávamos todos a dormir, se bem me lembro.
Alguém abre a porta, era o senhor que trazia os patos, doze, e duas galinhas pedreses. Por ali ficaram, à entrada, esperando que lhes fôssemos dar uma casa só deles. Os miúdos deliraram completamente mas nós não ficámos atrás.
Fomos como que em procissão levá-los, num espaço de pedra que já estava preparado com água e milho picado para os receber. Foi tão giro ver como andavam em "cardume", sem se separar nenhum patinho. Amorosos!
Entretanto passámos no galinheiro, onde recolhemos os ovos, e demos um pulinho à horta, onde encontrámos estes três rabanetes pequeninos, que os outros ainda não se podiam colher, pareciam berlindes.
Assim se fez um acompanhamento simples para um almoço de calor.
Coza os ovos 6min e tempere com sal, pimenta preta, cebolinho fresco e rabanetes às fatias muuuito fininhas.
Et voilá!
Que tal?
<3 jo

21 July 2013

Bolachas decoradas

Acho que toda a gente tem aquela receita de bolachas que sai sempre bem. Vem alguém jantar, queremos levar um miminho a casa dos amigos, a avó está doente ou simplesmente para nós no sofá. Esta é daquelas receitas que funciona sempre, que não "derrete" no forno (tive uma experiência dessas no Natal com uma receita nova...iey), não é demasiado doce e fica lindamente com café. Ou chá. Ou leite. Ou.... You name it.
Num dia em que a M. queria ir à piscina mas estava calor demais, ligámos o forno para estas bolachas de manteiga, que depois decorámos com glacé. Foi quase tudo feito por ela (eu só dei uma mãozinha e tratei do tira-põe do forno), de tão fácil que é!
Vejam:

 Fizémos metade da receita que pede:
500g farinha
200g açúcar
200g manteiga
2 ovos

Pode-se aromatizar com o que preferir: raspa de limão, laranja, lima, morangos desidratados, alfazema, canela, tomilho, malagueta em pó, queijo parmesão ralado para versões salgadas. Nós pusémos baunilha, cerca de 1/5 de uma vagem.
Bata bem a manteiga com o açúcar e junte os ovos 1 a 1 até ter um creme fofo. Junte a farinha de uma vez e vá incorporando bem com um salazar.
Estenda uma parte da massa e dê a forma que quiser. Se estiver muito mole basta pôr no frigorífico uns minutos para a manteiga enrijecer.
Decore com confettis de bolos antes de ir ao forno, se gostar. 
As bolachas vão ao forno a 180ºc até estarem douradinhas.
 Depois de as bolachas arrefecerem decorámo-las como se pode ver na primeira fotografia. Para isso usámos:
1 clara
açúcar em pó
1 colher de sumo de limão
corantes alimentares líquidos

Juntámos açúcar aos poucos até acharmos que tinha uma boa consistência. Mexendo bem, a pasta passa de uma cor esbranquiçada para branca. Depois é só fazer as cores pretendidas e começar! Cá por casa não há cromices de bolos, bolachas decoradas etc por isso usámos colheres, palitos e cotonetes, a M delirou!
A M. deu bolachas aos pais, ao bivós e nós cá por casa já acabámos as que sobravam! 
Que tal?
 <3 jo

19 July 2013

Salada de courgettes e um grelhado

Vim cheia de ideias e inspirações.
Apetece lá ficar "só mais um dia" e fingir que vivo aquela vida (de fora) idílica: flores, água da serra, horta, jantares longos. Uma vida simples mas rica e que nos faz sentir um bocadinho mais empobrecidos. Mas com vontade de fazer por isso!
As flores de courgette andam nos blogues portugueses este ano, já vi :) Gosto delas há uns anos, cozinho-as há algum tempo e desta vez não foi excepção, mas fica para outro dia! Hoje usei, não as flores, mas as courgettes pequeninas, tenrinhas e mais adocicadas no sabor.
Com cebola roxa, sumo de limão, azeite, sal e pimenta preta do moinho fica delicioso! E este grelhado que fizémos no primeiro dia também não fica nada mal.
Temperámos a carne com alho, alecrim, tomilho e salva. Sal e pimenta. Brasas quentes e com os ramos mais grossos das ervas aromáticas a queimar. Só podia ficar delicioso!
Que tal?
<3 jo

16 July 2013

Sorvete de morangos e framboesas

 O calor está de volta. E com ele um renovado desejo de gelados, sorvetes, sumos, aquela lenga-lenga que todos nós apreciamos nos dias mais quentes.
Há duas semanas que apanhamos framboesas e morangos do jardim para este gelado. Já tinha uma boa quantidade nos últimos dias mas estava à espera que o S. Pedro desse o mote para fazer este sorvete fresco e delicioso!
Não tem nada que saber, inspirei-me na receita de granita do Epicurious mas as quantidades são diferentes:
. 4 medidas de fruta (usei morangos e framboesas congelados)
. 1 medida de açúcar (misturei branco com mascavado)
. 1 medida de água
. 2 colheres de sopa de sumo de limão

- Faça uma calda com o açúcar e a água (pode juntar aromáticos como 1 pau de canela, citronela, raspas de citrinos, alfazema, etc) e deixe arrefecer.
- Esmague ou triture a fruta, consoante o gosto, e junte o sumo de limão. Pode passar por um passador caso não goste das grainhas das framboesas.
- Misture a fruta em puré com a calda fria, disponha num tabuleiro e leve ao congelador.
- Mexa com um garfo de 30 em 30min durante 1:30, 2:00h. 

Pode consumir logo ou deixar a congelar até à hora de servir. Tire o sorvete 5 a 10min antes do serviço, dependendo do calor.
 Hoje tive uma ajuda especial, que no fim até serviu para modelito! A M. aprovou o sorvete, comeu umas 4 ou 5 bolas, sem exagero! E eu deixei, claro, porque o açúcar é pouco e o resto é só fruta. Os frutos vermelhos são óptimos por causa dos anti-oxidantes, mas dá para substituir a fruta desta receita por qualquer uma. Desde pêssegos a melão ou melância, mexendo na dose de açúcar a gosto, claro.
Entre umas bolas de sorvete deliciosas e uma M. pintalgada, espero que tenham uma óptima semana!
Que tal?
<3 jo

15 July 2013

Caldo de camarões com leite de côco

Confesso: Não acho grande piada a camarões.
Como-os, porque como de tudo e porque se conseguem fazer pratos deliciosos com eles. Mas se olho durante mais que um minuto para os olhos e o corpo... Não sei, faz-me impressão! E depois, a maioria das vezes que os comemos (fora) vêm demasiado cozidos e então isso detesto, aquela textura de borracha e o sabor que se perde...
"Então porque é que ela vem para aqui falar de camarões?!"
Olhem, porque os tinha no congelador!!!
Vai daí que peguei em leite de côco, citronela, folhas de lima e mais umas coisas para fazer esta sopa para o almoço:
[para 2 pessoas]
> 12 camarões inteiros
> 1 lata de leite de côco
> 1 cubo deste caldo de galinha
> 1 folha de lima kaffir
> 1 talo de citronela
> 1 noz de manteiga
> sal e pimenta do moinho a gosto
> 6 tomates cereja
> alho francês - a parte branca cortada em juliana
> 1 lima
Descascar os camarões, separando os corpos das cabeças e cascas.
Numa caçarola sem gordura nenhuma, grelhar as cascas e cabeças dos camarões por breves minutos e esmagar bem para sairem os sucos.
Juntar na caçarola o leite de côco, a folha de lima, a citronela e o caldo de galinha. Deixar ferver durante 5min e juntar água se quiser uma consistência mais leve. Temperar com sal e pimenta. Passar por um passador.
Na mesma caçarola vazia ou num sauté pequeno, grelhar os camarões com manteiga, 1min de cada lado, ou menos. Temperar.
Cortar os tomates cereja e o alho francês.
Servir a sopa nos pratos, fazer uma "torre" com os camarões e à volta dispôr o tomate e o alho francês. Regar com sumo de lima.
Ficou boa! As cabeças dos camarões deram um sabor suave ao leite de côco e o tomate assim como o alho francês desenjoaram da gordura natural do côco. E quem me vai lendo já deve ter percebido que a-m-o citronela, limas e afins, por isso aqui segue uma sugestão bem ao meu estilo :)

Que tal?
<3 jo

14 July 2013

Depois de uns dias fora...

... Sabe bem rever as fotografias
É bom olhar para os momentos que registámos e lembrar os outros em que a máquina não foi rápida o suficiente.
... Soube ainda melhor ter saído da rotina e só apetece continuar ali para sempre, de praia em praia ou a apanhar legumes e flores no campo.
... É sempre bom um pequeno-almoço saudável mas delicioso para voltar aos eixos. Esta granola com iogurte grego, nunca falha!

Que tal?
<3 jo