21 September 2012

Receita de Areias

Já dei a receita para estas bolachinhas neste post em inglês mas na altura não tinha fotografias e é o que quero mostrar hoje!
Levo sempre qualquer coisa quando vou a casa de alguém, tipo flores, chocolates, vinho... E porque não estas bolachas "home-made" para o café?! Acho óptima ideia.

Comece por cozer 4 ovos e esmigalhe as gemas cozidas com um garfo (Não desperdiçar a clara cozida! Fica óptima misturada com maionaise, pickles e.. Tcharaan, molho tártaro em 5min!)
Às gemas junte 80gr de açúcar e misture bem até ficar uma papa.
Nesta altura pode juntar 130gr de manteiga amolecida e, de seguida, 230gr de farinha sem fermento. É bom misturar com as mãos e ir amassando até deixar de colar e ficar aquela consistência boa!

Esta receita dá para adaptar muito bem. Desta vez juntei gengibre fresco ralado e ficou óptimo! Também pus sementes de papoila por cima mas só por achar giro.

Costumo moldá-las como as Areias tradicionais, faço uma bolinha e aperto em cima com o polegar, mas desta vez tinha visto uma ideia gira naquele vício de Facebook, e fiz a versão bolacha:
1. Formar bolinhas do tamanho que pretender;
2. Com um copo / pratinho do pão / taças de vidro antigas / qualquer objecto que tenha relevo na parte de baixo, fazer pressão nas bolinhas até ficarem com o formato de bolacha e com ao relevo marcado.
Com imagens é mais fácil perceber! Não?
 Vão ao forno a 180ºc até estarem como gosta, mais claras ou mais douradinhas, desde que estejam cozidas! Faço entre 15 a 20min.
Que tal?
<3 jo

6 comments:

  1. Perfeitas. Só não imaginava que se cozia os ovos antes, estou maravilhada :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, ficam com uma textura óptima! Tem de experimentar :)

      Delete
  2. Tocou-me. Quando o meu benjamim entrou para a escola, escolheu a cozinha como atividade. O primeiro cozinhado foram areias, que trouxe para casa todo ufano. Estavam bem boas! Pelos anos fora, esmerou-se, principalmente em sobremesas, ponto fraco do pai. As suas compotas de salgados ou picantes, o seu cheese cake que foi modificando à sua maneira e um bolo de chocolate em duas texturas que inventou são marcantes.

    ReplyDelete
    Replies
    1. É bom ver como algo simples desperta memórias tão boas. Obrigada!

      Delete
  3. Ficou com um aspecto fantástico, acreditas que nunca provei areias... agora não tenho mesmo desculpa. beijos

    ReplyDelete
  4. Lembro-me desde miúda, quando a minha mãe as comprava no Pão Doce, uma pastelaria/padaria ao pé de casa. Caso experimentes, depois dá o feedback! :)

    ReplyDelete

adorava saber o que achou!