17 December 2012

Almoço em Salvaterra

Este Sábado foi dia de aprender. Almoço da C., um grupo às lebres a cavalo e outro a ver e na conversa. Almoços destes querem-se tarde, mas sorte foi a minha quando arranjei boleia mais cedo para voltar e conheci o Sr. Carlos.
Este ribatejano, como me disse, aprendeu tudo o que sabe sozinho. "Quanto mais condimentos melhor!" dizia ele, sabendo que, no fundo, nem a mais nem a menos, senão "a gente" também não gosta.
Quando cheguei já o Gamo estava nas paelleiras (preciso de uma!!!), com pimentos, salsa, tomate, alho francês, cebola, massa de alho, tabasco, concentrado de tomate... Cozinhou uma boa hora e meia, sempre com o Sr. Carlos a tomar conta. Às vezes juntava vinho, depois juntava cerveja, e ia-se fazendo um molhinho delicioso que quem chegava da caçada ia provando com o pão.
As mesas iam ficando prontas, as pessoas estavam a chegar, cães de um lado para o outro e os miúdos atrás. Embora não ilustrada nestas fotografias, a animação estava instalada!
Quase dá para sentir os aromas....!
Com a carne quase pronta, o Sr. Carlos começa a "molhar a panela", termo que aprendi que significa pôr azeite na paelleira fria, juntar água e esperar que fervilhe. Nesta altura juntou arroz lavado, vaqueiro e mexeu, mexeu....  Como se faz para o afamado risotto, mexia enquanto eu juntava água aos poucos (já era ajudante!)
A meio da cozedura juntou massa de alho, folhas de coentros e açafrão e, mesmo mesmo no fim, roubou algum molhinho do gamo para juntar ao arroz.
Espero que tenham gostado de ver este bocadinho do meu fim-de-semana e de mais uma aventura entre tachos e panelas!
Que tal?
<3 jo

No comments:

Post a Comment

adorava saber o que achou!