09 June 2013

Leite de amêndoas & some thoughts

Um pequeno-grande desabafo cheio de opiniões minhas:

Cada vez acho mais que não faz sentido (nós, humanos!) bebermos leite. 
Há apenas umas centenas de anos não se bebia outro leite que não o materno em tenras idades, já para não falar que nenhum mamífero o faz. 
Sabiam que cada leite é especificamente "projectado" para um animal | bebé | filho ?! Isto passa-se tanto connosco, humanos, como com os animais. Quero dizer que, por exemplo, o leite de vaca é "feito" propositadamente para os bezerros, na verdade, é feito especificamente para cada cria. Querendo dizer que o leite produzido para a primeira cria é diferente do leite produzido para a segunda. 
E, não é preciso raciocinar muito, os animais precisam de outros nutrientes e em quantidades diferentes das nossas. E quem é que bebe este leite a vida toda?!?! Pois!

Mas então e a osteoporose? - perguntam, porque a avó teve ou a mãe tem, ou aquele anúncio na televisão diz que o leite ajuda... 
Na minha família do lado da mãe todas tiveram, já têm ou têm probabilidades de ter osteoporose. Há uns meses a minha avó R. fez uma radiografia e a osteoporose já danificou tanto os ossos que o rx parece renda! 
Com o historial de família que tenho, sei que preciso de combater a chegada da osteoporose e de prevenir os seus efeitos. Por isso informo-me e tomo as minhas decisões.
Alguns factos interessantes:
- O leite contém gorduras saturadas. Mesmo comprando leite magro (quimicamente modificado) acabamos por consumir essas gorduras nas natas, bolos de pastelaria ou manteigas.
- 99% do cálcio no nosso corpo aloja-se nos ossos. O resto circula no sangue.
- De cada vez que ingerimos leite, acidifica-se o nosso PH. O cálcio ajuda a neutralizá-lo, por isso "sai" dos nossos ossos, neutraliza o PH e é expelido na urina. O que acontece? Bebemos um copo de leite e a quantidade de cálcio no nosso sistema diminui. Weird!
- Nos países com menor consumo de lacticínios, nota-se um menor número de fraturas de ossos.
- Hoje em dia o leite que compramos é, sempre, processado. Já para não falar das pasteurizações e homogenizações que o leite sofre para depois entrar nos tetrapacks com uma validade de mais de um ano, as vacas recebem hormonas geneticamente concebidas para aumentar a produção de leite, que por sua vez, quando chegam a nós, alteram os níveis do sangue, como a insulina, e podem até aumentar os riscos de desenvolver cancro (mas também, diz-se que tudo aumenta o risco de cancro, por isso esta última... uh)
- O leite foi retirado do Healthy Eating Plate, um guia alimentar, como a pirâmide ou a roda dos alimentos, feita pela Universidade de Harvard. Este guia foi actualizado em 2012 e declara que o fez depois de estudos intensivos e, principalmente, sem a influência dos lobby's da indústria alimentar (super poderosos nos EUA - vejam o doc. Food Inc.).

amêndoas secas | amêndoas de molho | amêndoas demolhadas antes de escorrer
 Por estes motivos e mais alguns (será que chegaram a este parágrafo?!) experimentei fazer leite de amêndoas. Não há coisa mais fácil, o sabor é super suave e eu adoro, principalmente acabado de fazer.
Para fazer este leite, só é preciso:
- água
- amêndoas - com ou se pele, com pele dá um gosto mais forte ao leite.
- processador de comida ou liquidificador
- étamine ou aqueles panos das geleias (cheese cloth)

1. Deixar as amêndoas de molho (com água a olhómetro!) durante 6 a 8 horas. Fiz à noite e preparei o leite de manhã.
2. Escorrer toda a água das amêndoas e juntar o triplo do volume em água num liquidificador (1 copo de amêndoas - 3 copos de água) e triturar bem.
3. Passar pelo pano até ficar só a polpa da amêndoa na "trouxa" ! Querem mais fácil?
Este leite aguenta-se bem no frigorífico durante 3 a 4 dias e pode ser usado em tudo em que usamos o leite de vaca.
A "polpa" que sobra pode ser usada para colos, cupcakes, ou o que a imaginação permitir!
Que tal? Alguém leu até ao fim? !! Qual é a opinião de cada um?
Bom domingo!
<3 jo

18 comments:

  1. Concordo. Cada vez menos bebo leite de vaca, embora não consiga deixar de o beber na totalidade (deve ser qualquer coisa no meu subconsciente). O leite de vaca que bebo raramente é na forma de leite simples mas sim como iogurte ou kefir e, ultimamente, tenho comprado o leite do dia para fazer tanto os iogurtes como o kefir. Depois bebo o leite de soja, que também me causa alguma comichão no cérebro pela questão dos OGM. E já comecei a experimentar os leites como este que trazes hoje. O melhor é o de caju pois não tens que escorrer nem ficas com polpa para depois usar noutras coisas :p

    ReplyDelete
    Replies
    1. Beem! Tenho mesmo que experimentar os cajus que ainda tenho em casa! Obrigada pela dica.
      Sabes que nas pesquisas que tenho vindo a fazer percebi que o iogurte, apesar de ter origem no leite, não faz mal nenhum, primeiro orque tem um PH alcalino, melhor para o nosso organismo e, depois, porque está cheio de enzimas que ajudam no trato intestinal

      Delete
  2. Eu li até o fim! E sabes, concordo inteiramente contigo! Há muito tempo que deixei de beber leite de vaca exactamente pelas mesmas razões que tu falas. Toda a publicidade ao leite não passa disso mesmo, publicidade, enganosa! É incrivel como as pessoas pensam que um copo de leite tem mais cálcio que uma boa porção de brócolos por exemplo. Para não falar no mal que faz ao fígado! Durante muitos anos bebi leite e gostava muito. Hoje quando volto a beber, não gosto, já não me sabe bem. Habituei-me a beber leite de soja e só uso o de vaca para fazer iogurtes e algumas receitas que não gosto de substituir. Também tive a mesma preocupação dos OGM como fala a Ondina, aliás é um assunto que me deixa quase obsecado e com a soja é preciso ter muito cuidado! Por isso compro sempre da marca Provamel que assegura ser livre de soja modificada. Nunca experimentei fazer leite de amêndoas, mas tenho uma amiga que faz frequentemente e fala muitas vezes nisso, tenho que experimentar tá visto!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, experimenta este e o de caju da Ondina que ainda causa menos desperdício! :) Boa semana

      Delete
    2. Finalmente fiz leite, de avelã! Estou maravilhado, com o sabor e com a simplicidade! É realmente muito fácil e com os restos da avelã ainda fiz uns biscoitos, portanto zero de desperdicio!

      Delete
  3. Eu li!! Sempre me perguntei porque eramos os únicos mamíferos que bebem leite depois do desmame!
    E sabendo o que sei hoje concordo contigo. Há muito mais cálcio em vegetais bem verdes do que num copo de leite. Confesso que não deixei de o beber, às vezes sabe-me bem em chocolate quente e uso imenso em bolos e cookies e pão, mas quero ver se começo a reduzir. E esta tua receita parece tão fácil! Quero experimentar fazer leite de amêndoas :) Um beijinho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, eu também não deixei completamente mas cada vez bebo menos. Quando me custa mais é no Inverno, porque me sabe tão bem um café com leite quentinho pela manhã...!!!

      Delete
  4. Olá Joana!

    Cheguei aqui através do blog da Marmita e li logo um artigo super interessante sobre um assunto que me fascina, não estivesse eu mesmo mesmo a terminar o curso de Medicina ;)

    Aquilo que sei sobre o leite (fruto do que aprendi/pesquisei) é o seguinte:

    * O leite per si não previne a osteoporose mais do que comeres outros alimentos ricos em cálcio (que sim, é um mineral muito importante)
    * O leite tem vindo a ser implicado no agravamento de casos de cancro da mama, do ovário e da próstata (se é factor de risco ou não ainda é discutível, mas é indiscutível que agrava os cancros pré-existentes, e por isso pessoas com neoplasias são vivamente aconselhadas a diminuir ou parar o consumo de leite ou derivados) - por outro lado, também a soja tem este perigo, coisa que a maioria das pessoas desconhece ;)
    * Não é cientificamente provado que o leite tenha hormonas/antibióticos em níveis suficientes para causar danos nos humanos - embora possamos sempre contra-argumentar que isto se deve a interesses farmacêuticos. Mas se pensares bem há o mesmo problema com a carne ou até com os vegetais, é a desvantagem da industrialização :)
    * Muito muito sinceramente o argumento 'só os humanos bebem leite' não me faz qualquer sentido. Também só os humanos conduzem carros e têm frigoríficos, e ninguém acha isso contra-natura ;)

    No fundo o que se concluiu mais recentemente foi: quem não gosta de leite não deve bebê-lo porque 'faz bem à saúde', mas quem gosta não deve parar de o beber porque 'faz mal à saúde'. Terá as suas vantagens e desvantagens, como tudo na vida ;)

    Desculpa o comentário enorme, mas sou mesmo uma apaixonada disto ;)

    Por outro lado, confesso que achava que o leite de amêndoa fosse muito mais complicado de fazer! Conheço quem faça, mas com bimby, e pensei que seria algo mais difícil :) Vou experimentar, deve dar um toque muito bom em bolos ou queques! :D

    Beijinhos e tem uma boa noite :D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Homónima Joana :)
      Concordo com algumas das coisas que dizes. Mas o facto de termos começado a beber leite depois de bebés continua sem me fazer sentido... Aos carros e frigoríficos chama-se evolução, mas a uma coisa como esta chama-se, na minha opinião, uma má evolução, uma alteração alimentar. Inicialmente o leite era consumido crú, preservando alguns nutrientes e vitaminas (ainda em quantidades díspares das necessidades humanas) e foi, cada vez mais, processado. Tanto através das hormonas animais, como por todos os processos que o leite sofre antes de entrar num pacote.
      Claro que se passa o mesmo com a carne e os legumes, e é por isso que eu escolho não os consumir.
      Há um sem-número de alterações, vantagens e desvantagens que vieram com a industrialização. Desde os alimentos, aos transportes, a poluição, a quase-inexistência de mão-de-obra manual e até mesmo os valores humanos. Na minha opinião quem concorda que o que se vende nos supermercados está errado, deve dirigir-se a outras lojas ou ir ao contacto do produtor, o que, hoje em dia, se torna cada vez mais fácil.

      Fico contente por teres gostado do "artigo" e que passes por cá mais vezes!
      Acho estas discussões sempre interessantes boas para a nossa cabeça :)
      Bons Santos!

      Delete
  5. Olá Joana,
    Já não sei como cheguei aqui, mas cá estou!
    Gostei muito de ler estes "thoughts". Há anos que não bebo leite de vaca e foi uma decisão tomada depois de muito ler e pesquisar. Cá em casa ninguém bebe, incluindo os meus dois filhos (com 7 e 2 anos), e nem os pediatras me contrariam. Vamos alternando entre o leite de arroz, amêndoa e aveia (o preferido), pois também não passo sem a minha meia de leite ao pequeno almoço, nem os miúdos sem o chocolate quente :) Quanto ao de soja, raramente consumimos, pelas razões que a Joana (do Palavras que Enchem a Barriga) refere :)
    Até já :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá :)
      Obrigada pelas palavras, é bom ver que não dispensas os clássicos mas com opções mais saudáveis!

      Delete
  6. Visito o teu blog há pouco tempo e agora estava a dar uma vista de olhos pelo que publicas, como gosto de fazer sempre que conheço um blog, e deparei-me logo com este texto.

    Como vegetariana e como profissional de saúde, a minha opinião é exactamente a mesma que a tua.
    Desde pequena que nunca gostei de leite mas bebia "obrigada" pela mentalidade de que o leite faz bem aos ossos, que precisamos de leite para crescer, bla bla bla.
    Para crescer (e manter um corpo saudável) precisamos de todos os micro e macronutrientes em conta peso e medida e é possível encontrá-los fora do leite, que tal como dizes nos dá gorduras saturadas em tudo onde exista: queijo, natas, iogurtes.

    Contra mim falo, que hoje em dia ainda como algum queijo, mas quero deixar pois cada vez mais se comprova que não preciso dele para nada!Ccomo testemunho pessoal posso dizer-te que desde que o meu namorado, ele vegan, deixou todos os lacticínios, o colesterol caíu a pique, estando em valores saudáveis como nunca esteve antes. Logo, queijo e leite para quê??

    Para terminar, deixo só aqui uma opinião minha sobre o leite de soja: não tenho lido estudos recentes por isso não sei se há novas informações (se estiver errada, alguém que me corrija por favor), mas aqui há uns anos li vários artigos científicos sobre a soja para um trabalho da faculdade e de tudo o que li a soja, por si só, não apresenta risco cancerígeno. É verdade que a soja mimetiza os efeitos do estrógenio nas mulheres mas a sua estrutura química apenas se liga a determinados receptores estrogénicos, que não estão presentes no útero, nos ovários ou na mama.

    Assim sendo a soja é muito útil nas mulheres a entrar na menopausa pois, ligando-se a determinados receptores no nosso organismo, conseguem reduzir as alterações de humor, as sensações de afrontamentos e ajuda ainda a prevenir a descalcificação do osso. Eu bebo uma mistura de soja com arroz, biológica, pois o grande problema da soja é o facto da maioria ser OMG.

    Outro facto importante, que ninguém se lembra, é que a pílula contraceptiva é um dos grandes responsáveis pela perda óssea massiva das mulheres, que acontece não só nas mais velhas como também em mulheres jovens. Bem podem beber litros de leite que não é isso que as salva! ;)


    Desculpa o testamento, comecei a escrever e fui no embalo :P

    Gosto muito de leite de amêndoas mas nunca fiz em casa, tenho de experimentar! ;)

    **
    Patrícia

    ReplyDelete
  7. Bom dia. Onde compra os panos para geleia? Obgd

    ReplyDelete
  8. Concordo plenamente e gosto imenso de ler artigos com esta opinião. Há uns anos não pensava assim, mas depois de muita informação tenho vindo a alterar a minha alimentação. E sinto-me muito melhor do que antes, diga-se :) a isenção de leite de vaca, o consumo diário de sementes, leites vegetais... entre outras. Quanto ao leite de amêndoa (que adoro), costumo comprar já feito e ainda não me aventurei a fazer. Pretendo seguir estes passos em breve, parece super fácil! :)

    ReplyDelete
  9. Olá Joana,
    Eu raramente bebo leite, mas gosto de bebidas feitas de frutos secos. Só não sei fazer na Bimby. Como vi aqui nos comentários que sabem, se poderem dar a receita/como se faz. Desde já agradeço.bjs

    ReplyDelete
  10. Olá Joana,
    Eu raramente bebo leite, mas gosto de bebidas feitas de frutos secos. Só não sei fazer na Bimby. Como vi aqui nos comentários que sabem, se poderem dar a receita/como se faz. Desde já agradeço.bjs

    ReplyDelete
  11. Olá:
    Não quero ser chata :-) mas já procurei por todo lado por a étamine, e não encontrei! Pode dizer-te onde comprar em Lisboa. Obrigada bjs

    ReplyDelete
  12. Olá:
    Não quero ser chata :-) mas já procurei por todo lado por a étamine, e não encontrei! Pode dizer-te onde comprar em Lisboa. Obrigada bjs

    ReplyDelete

adorava saber o que achou!