18 June 2013

Mais um caldo de galinha para poupar (com fotografias menos forretas!)

 Quem me vai lendo sabe que sou adepta de tornar caseiros os produtos que compramos feitos no supermercado... Uma das coisas que mais detesto, para além de margarina!, são os caldos knorr e semelhantes... Legumes liofilizados, indutores de sabor, vários químicos usados para os fazer e nem um miligrama de frango, carne, ou daquilo que seja o caldo... É verdade que existem os natura agora, mas continuo sem concordar. Também não me agrada o facto de ficar com bocadinhos daquilo a flutuar na água, tipo comida para peixes...
Enfim por estes e vários motivos faço o meu próprio caldo, reduzo e congelo em couvettes de gelo, para que possa ter, sempre que preciso, cubinhos de caldo de frango no congelador.
Já mostrei como faço neste post com fotografias péssimas.

Agora mostro uma versão upgrade com mais sabor e fotografias mais apetecíveis. Porque os olhos também comem!
Usei legumes biológicos e galinha do campo porque acredito em ingredientes verdadeiros, que sei de onde vêm e que não cresceram à volta de químicos, fertilizantes e hormonas. Na minha opinião dão melhor sabor ao que cozinho!
Deixar aquecer um tacho largo e +- fundo até quase deitar fumo. Arranjei a galinha de modo a que os peitos, pernas e coxas pudesse usar para o jantar desse dia. Demora mais a assar, cuidado!
De seguida dispôr os ossos da galinha, pescoço, patas, asas, etc... no tacho, sem gordura. A gordura da pele vai, inevitavelmente, derreter e ajudar a alourar a galinha. Ir virando e tirar para um prato quando estiver escura, mas não queimada.
Na gordura da galinha, suar bem os legumes (1 cebola, 1 talo de aipo, 1 alho frances e 1 cenoura com casca) cortados aleatoriamente.
Quando estiverem dourados, juntar o frango outra vez e água fria até tapar (juntei cerca de 1,5 - 2 lt) e os aromáticos: alecrim, tomilho, pimenta preta em grão, grãos de mostarda amarela e 1 folha de louro queimada, pus as quantidades da fotografia.
Deixar o caldo fervilhar em lume brando durante 2 horas, ou até ter reduzido para mais de metade, destapado.
Passar tudo por um coador e levar o caldo ao frigorífico durante umas horas. Forma-se uma gordura que assenta em cima e que se pode retirar com uma colher, para não ter um caldo gorduroso. Depois basta aquecer um bocadinho para o caldo voltar a ficar líquido (está gelatinoso!) e poder pôr nas couvettes e congelar.
Os legumes cozidos podem ser desfeitos em puré para uma sopa e a carne da galinha, neste caso, foi usada para um frango à Brás!
Que tal?! Quem costuma fazer o caldo em casa?
Sabem fazer de peixe? Como fazem?
Boa semana!
<3 jo

8 comments:

  1. Joana, divirto-me a ler os teus posts, quase sempre me rio com algumas coisas que escreves! Também não sou adepto da "comida para peixe" e muito menos da margarina, é horrível! Costumo fazer caldos em casa, deste-me algumas dicas que vou passar a usar. Geralmente faço mais de peixe ou legumes porque comemos pouca carne. Como compro o peixe inteiro, faço filetes e uso o excedente para o caldo. Gosto particularmente de juntar aipo e chilli seco. Nem se compara ao de compra!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Podes crer! Até me dão tremeliques...
      Estranhamente de legumes não costumo fazer. Tenho de bacalhau e o de peixe "peixe" acabou! Vai ser uma lição de caldos aqui no blog tou a ver :)
      A tua encomenda está a secar ao sol neste momento!

      Delete
  2. Também aprendi a fazer assim, fica muito bom e dá imenso jeito.
    bjs

    ReplyDelete
  3. Adorei as fotos e a maneira simples como colocaste a receita para fazer caldo de galinha.

    Beijinhos

    ReplyDelete
  4. Eu tb faço, de carne ou peixe nesta versão líquida, ou de legumes, numa versão mais pastosa que tb congelo em cubos. Do mais prático que há para tornar uma simples sopa ou risoto num manjar! :)

    ReplyDelete

adorava saber o que achou!