27 June 2013

Manteiga

Pois é.. Um post sobre Manteiga. SÓ sobre manteiga!
Uma gordura animal, saturada, rica em colesterol e calorias. Apesar de não parecer, é compatível com um estilo de vida saudável se for consumida com moderação, e a sua digestão é muito fácil, ao contrário da do leite.
Não fazia manteiga desde a primeira e última vez que fui à Quinta Pedagógica (sou nova, mas não foi há propriamente um par de meses!!!) e dessa visita, para além da idiota da burra que por lá andava e não nos ligava nenhuma, é a maior recordação que tenho. Aquelas senhoras, vestidas à sei-lá-como, a baterem natas até se separar a gordura do soro, tipo magia!
Nem queria acreditar quando pude levar para casa um frasquinho, como aqueles das compotas dos hotéis, e acho que foi a manteiga que melhor me soube na vida.

Admito: Acho que não se deve fazer manteiga em casa sempre. Simplesmente por causa do preço. Meio litro de natas dá para, sensivelmente, 60gr de manteiga, o que sai caríssimo.
Mas isso não quer dizer que não seja óptimo para servir a amigos antes de jantar, aromatizar e embrulhar de maneira gira para dar a alguém (não no Verão, não é!). É que a manteiga feita em casa não tem mesmo NADA a ver com a que compramos... Mnham!!!
Não tem nada que saber:
> Na trituradora | liquidificadora | batedeira | com varas, bater um pacote de natas frescas (mais de 30% de gordura). As natas vão ficar cremosas, em chantilly e depois começam a deslaçar.
> Quando o barulho mudar, ou a gordura separar completamente dos soros lácteos, escorrer num coador.
> Voltar a pôr a gordura a bater, com +- 5 colheres de sopa de água fria. Para limpar.
> Passar outra vez por um coador, apertando para sair o soro em excesso.
> Transferir a manteiga para um papel vegetal, onde pode temperar a gosto e acondicionar para pôr no frigorífico. (com quantidades pequenas faço rolinhos, com quantidades muito grandes ponho na forma de bolo inglês e quando está frio, corto e embrulho separadamente. Dei no Natal!)
Desta vez fiz metade simples só com flôr de sal e a outra metade com cebolinho e limão. É fácil introduzir líquidos na manteiga, se baterem com varas e forem incorporando. Melhor que limão só lima!
A manteiga salgada desapareceu num abrir e fechar de olhos, nem chegou a ir o frigorífico, tal era a vontade! A outra está no frigorífico à espera de ser acabada, todos os dias como um bocadinho ao pequeno-almoço... aiai...!
E por aí? Já fizeram manteiga, tencionam fazer? Outras técnicas?
Que tal?
<3 jo



11 comments:

  1. Ainda não fiz mas espero pelo inverno para voltar a fazer :)

    ReplyDelete
  2. Costumo fazer de tomilho, gosto tanto! Mas não faço muitas vezes porque como dizes, não sai muito barato!

    ReplyDelete
    Replies
    1. é delicioso!! sim, só é pena mesmo o preço :)

      Delete
  3. I don't know how to make butter, but I love eating it! nice pictures - my Portuguese is not great ;-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oh, I do make clarified butter (ghee) for cooking - it's delicious.

      Delete
    2. Hi Ilse! it's super easy to make, just whip a pack of double cream until the fat starts to separate from the milk liquids. Then sieve, add a bit of water and whip again (it can be made in a food processor) and that's it! All you have to do is season and flavour it to your taste!
      It tastes really great and fresh :)
      I'm glad you liked the pics and commented my blog !
      Have a nice weekend

      Delete
  4. Não costumo fazer, exactamente por não ser o mais barato e pelo tempo que nunca tenho.
    Mas adoro, caseiras e com ervas aromáticas frescas e limão :)
    Um beijinho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. o tempo arranja-se sempre :) é tão bom! beijinhos e bom domingo!

      Delete
  5. Já fiz sim senhora, e adorei! nada como fazer as próprias coisas! beijos

    ReplyDelete
  6. Fiz agora esta tua receita!! Achei que nunca mais, demorou anos a deslaçar. Qual será a melhor altura para lhe juntar sal/outros condimentos?

    ReplyDelete

adorava saber o que achou!