28 September 2012

Spread de tomates para o pão ou...

... ou o Tomaquet do pan amb tomaquet catalão.

Pão, alho, azeite e tomate são das coisas que mais gosto. Juntos ou separados, cozinhados ou assim mesmo, acho que posso dizer de todas as maneiras e feitios.
Principalmente desde que vim de Barcelona, começou-me a apetecer cada vez mais, para o pequeno-almoço, lanche ou mesmo almoço, o tradicional catalão pão com tomate...
Estou quase a recomeçar as aulas e dei por mim a pensar como fazer este pão com tomate de manhã, quando não há tempo para pôr o azeite, esfregar o tomate....
Então fiz esta misturada que, modéstia à parte, ficou deliciosa!

As quantidades, para variar, foram a olhómetro:
. Tomate maduro (mas usei um verde, por pirosice, para dar cor!)
. Mangericão fresco
. Azeite
. Sal
. Pimenta

Sempre tinha visto fazer esta mistura sem o mangericão usando a varinha mágica, mas não quis estragar a cor do tomate maduro, que fica automaticamente um rosa pálido que, apesar de continuar a saber bem, não tem a mesma piada... (o curriqueiro=verdadeiro "os olhos também comem"). De maneira que me enchi de paciência de chinês e piquei o tomate beeem pequenino, imaginem uma mini-brunesa.
Misturei tudo com a colher enquanto juntava mangericão em juliana fina e um bom bocado de azeite.
Atiro umas fatias de pão para a torradeira e antes de tirar as fotografias já tinha comido uma torrada com este spread... Muito bom!
Hoje comi com pão fresco, mas fica mesmo melhor com pão torrado.

Que tal?
<3 jo

8 comments:

  1. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ainda cheguei a ver o que escreveu, obrigada por ter gostado :)

      Delete
  2. ADORO.. tudo o que é espanhol por esse esse petisco é perfeito pra mim. Acontece-me o mesmo quando de lá venho por uns meses coloco azeite nas torradas na vez de manteiga e sim adoro as tostadas deles.. mais da zona Andaluz, mas não deixa de ser perfeito :) Por isso posso ir amanha tomar o pequeno almoço em tua casa? beijo :)

    ReplyDelete
  3. Obrigada por teres gostado. Ainda há bocado fiz torradas, mas não usei para não gastar. Que parva! Acho que estou viciada, vou passar a industrializar o sistema :)

    ReplyDelete
  4. Apanhei o mesmo vício em Barcelona, que aplico com toda a fé sempre que tenho à mão tomate maduro e que revivo agora também em Madrid, onde estou a passar umas semanas.
    No outro dia fui jantar ao VI Cool, do Sergi Arola, e como não poderia deixar de ser, pedimos uma "coca". Pois bem, o conceito não poderia ser mais "handmade": trazem-nos um cestinho com o pão torrado, tomates inteiros, dentes de alho com casca, um potinho com azeite, sal e pimenta - agora faz! :)
    Muuuito bom, sempre. :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom Susana, apetece mesmo! Sem teres pedido, deixa-me aconselhar a Gabinoteca para jantar e os melhores churros da cidade na Chocolateria San Gines, de chorar!! Boas descobertas :)

      Delete
    2. Só vi agora as tuas sugestões, mas já estou de volta a Lisboa.
      Vou passá-las ao meu marido, que continua por lá!
      :) Obrigada. Bjs

      Delete

adorava saber o que achou!