26 September 2013

Base de couve-flôr para Pizzas!

Há uns tempos que se fala muito nesta base de pizza, sem farinhas, gorduras ou açúcares prejudiciais. Eu só tropecei nela ontem e, se alguém vai lendo o que por aqui escrevo, para variar, enlouqueci, fiquei nervosa, andei às voltas e só me acalmei hoje quando fui de manhã ao mercado comprar o que não tinha em casa para finalmente experimentar uma base de pizza de couve-flôr e amêndoas!
Segui esta receita, do blog que leio regularmente e adoro.
  • 3 chávenas de couve-flôr crua, moída ou ralada
  • 80 gr de amêndoas moídas (ou outros fruto seco a gosto, com ou sem pele)
  • 1 colher de sopa de oregãos secos
  • Sal e pimenta do moinho a gosto
  • 3 ovos médios


 Fiz a massa numa taça, mas pode fazer na mesa ou bancada, se preferir. Acho que dá menos trabalho que a massa de pizzas normal, uma vez que não é preciso amassar, nem descansar, nem crescer, nem fermentar, nem esticar... Enfim, um descanso!
Pré-aquecer o forno a 200ºc.
Juntar os ingredientes secos, misturar para que fique homogéneo e se seguida juntar os ovos, batidos. Com um salazar ir incorporando bem até ter uma massa consistente.
Num tabuleiro do forno, disponha uma folha de papel vegetal e estique a massa com as mãos. Pode ficar com a espessura que preferir, se bem que muito fina não resulta tão bem. Pré-cozer durante cerca de 25min ou até estar dourada (posição média-alta do forno).
 Entretanto fiz um molho de tomate rápido com 5 tomates sem pele, duas chalotas, meia folha de louro, 4 folhas grandes de manjericão, 1 quadradinho de chocolate, 1 colher de chá de mel, sal e pimenta. Deixei apurar bem e esmigalhei grosseiramente com o salazar.
Vale a pena fazer a mais e congelar em porções ou garrafinhas para ir usando no Inverno, quando o tomate não sabe a nada. Fica uma espécie de concentrado de tomate que dá muito sabor a vários pratos e sopas.
 Com a base de pizza pré-cozida, basta espalhar o molho de tomate com a ajuda de uma colher e juntar depois os topping preferidos.
Hoje pus tiras de courgette cortadas com o descascador e agrião baby.
Vai ao forno mais 5 a 10 min - a gosto.
Acabada de sair do forno, reguei com um fio de azeite, juntei mais agrião, umas fatias de rabanete, alguns tomates cereja, folhas de manjericão e parmesão acabado de ralar. YUM !
Qualquer dúvida é só deixar nos comentários!
O que acham? Curiosos para experimentar?
<3 jo

11 comments:

  1. Sempre a surpreender! Tenho algumas duvidas! Como é a textura? Fica crocante?? Tenho que experimentar!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Filipe, só fiz esta base ontem, pelo que ainda não experimentei mais vezes para poder alterar textura, etc. Não fica muito! Fica mais tipo bolo, mas da próxima vez que fizer vou usar ovos mais pequenos (usei grandes e tenho a certeza que fica melhor com os médios, como especifiquei na receita) e acho que assim pode ficar mais compacta, logo com possibilidades de ficar mais crocante. A textura é muito agradável, pelo menos para o meu gosto, porque sentes a couve-flôr e a amêndoa moída, então não fica uma pasta enjoativa, mas sim com bocadinhos aqui e ali o que faz com que não perca a monotonia.
      Se experimentares conta-me como foi!!!

      Delete
  2. já tinha visto e também ando curiosa para experimentar. E agora que já dá para ligar o forno (finalmente chegou o friozinho) acho que essa base de couve-flor também vai aparecer por cá :)

    ReplyDelete
  3. Também ando para experimentar há tempos... o meu receio é mesmo a textura! Mas ficou linda!
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Só mesmo fazendo e provando! Eu gostei!

      Delete
  4. Ando para a experimentar desde que comprei o livro desse blog que adoro :)
    Tenho dúvidas na consistência e textura, mas acho que vou gostar!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  5. Olha eu fiz à dias e não adorei sabes, segui a receita do Green Kitchen... Acho que o sabor da amêndoa estraga tudo.. mas fui só eu que achei demasiado forte e pesado?? As tuas fotos ficaram lindas, beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu gostei Sandra! Percebo que digas forte e pesado porque não tem a mesma leveza que um pão fermentado e insuflado no forno, mas para uma versão mais saudável satisfez-me completamente!
      Para a próxima vou só pôr menos ovos, segui os 3 da receita mas acho que eram grandes demais... Acho que com uma massa mais consistente, a base deve ficar mais estaladiça!

      Delete
  6. Fiquei curiosa... :) acho que vou experimentar

    ReplyDelete

adorava saber o que achou!