21 February 2013

Espargos selvagens

Ontem chegaram às minhas (ansiosas) mãos dois molhos de espargos verdes, vindos do Alentejo, perto de Estremoz e com óptimo aspecto!
Confesso que foi hoje ainda de pijama que os comecei a arranjar!
Depois de separar as partes mais duras, salteei todos os espargos em azeite e alho. Os que não vou usar ponho num saco e congelo. Assim quando precisar já estão com meia cozedura e só preciso de tirar a quantidade que quero!
As partes duras, atirei-as para uma panela com uma noz de manteiga e uma cebola cortada grosseiramente. Depois de uns 10min às voltas, encher com água até cobrir. Não são muitos boas para comer, mas têm imenso sabor e é uma pena despediçar. Fazer, pelo menos, um caldo.
Com esse caldo fiz uma sopa de espargos à qual juntei as pontinhas dos espargos verdes para darem o ar de sua graça!
O almoço acabou por ser os típicos ovos mexidos com espargos, que estavam muito bem...(modéstia à parte!) Ovos com umas pinguinhas de leite, para dentro da frigideira dos espargos em lume brando, ir mexendo (com paciência de chinês) até estar uma mistura fofa, homogénea e muuuito cremosa. Deitar o sal no fim, porque faz com que a água dos alimentos saia, para não sairem aqueles ovos mexidos "alagados".
Espero que tenham gostado destas duas dicas rápidas para poupar e armazenar!

Que tal?
<3 jo

8 comments:

  1. yamiiii que bom!! mesmo, mesmo bom!!! E agora, sim, a partir de hoje tudo o que restar dos espargos guardarei, tal como me ensinaste.

    ReplyDelete
    Replies
    1. O que me deixa mais contente é saber que ajudei alguém a mudar de hábitos, principalmente nestas pequenas coisas que fazem todo o sentido!!! Obrigada Maria João :)

      Delete
  2. Não conhecia os espargos selvagens, que fininhos!!!!! Gostei da dica do sal :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Têm um sabor mais amargo que os de estufa. Se passeares no Alentejo nesta altura e na Primavera, hás-de vê-los no campo quais ervas daninhas!!

      Delete
  3. Hmm que bom aspecto, comia agora com uma fatia de pão! beijos

    ReplyDelete
  4. Adoro espargos, são deliciosos com ovos mexidos :)
    Fizeste-me ter saudades do Alentejo... há que tempos lá não vou.
    E parabéns pela Muita Pasta, qualquer dia tenho de experimentar :)
    Um beijinho.

    ReplyDelete

adorava saber o que achou!