15 May 2013

Um pão capaz de mudar a vida? parte II


(parte I aqui)
Com uma manhã cheia cheia cheia, foi (again) num excitamento enorme que entrei em casa, qual burro de carga, vinda do supermercado, doida para por o pão no forno.
Vale a pena partilhar que fui ao supermercado comprar kilos e unidades sem fim de farinha e ovos, para fazer Muita Pasta! Quem for à Feira da Égua na Golegã este fim-de-semana vai poder comprar a massa que faço e seco em casa, com vários sabores e todos com o formato tagliatelle. Mas principalmente, ao comprar a massa, vão estar a ajudar a Liga Portuguesa contra o Cancro.

Voltando a este pão-mudador-de-vidas, o resto dos procedimentos foi muuuito fácil!
Forno a 175ºc, forma lá para dentro durante 20min.
Sai do forno e põe-se numa grelha para voltar ao forno até estar oco - 30, 40min.
nota: Achei super prático ter forrado a forma com papel vegetal, o pão soltou-se inteiro e depois foi só tirar o papel com as mãos e pôr o pão no forno como disse acima, uma vez que não tinha nem estava para comprar uma forma de silicone como a Sarah sugere.
Mal o pão saiu do forno eu tentei não o cortar. Mas pegá-lo e cheirá-lo montes de vezes não foi suficiente! Quero acreditar que isto também acontece com quem cozinha... 
Mas enfim, cortei-o e claro que se desfez um bocado... Então arrependi-me e deixei-o arrefecer cerca de uma hora. Depois cortei umas fatias e foi o meu lanche:
Este pão com queijo fresco, flôr de sal, cebola roxa e rúcula. MNHAMM, óptima combinação! Experimentem!!
No geral gostei do pão, embora o psilio demolhado, e mesmo depois do forno, tenha uma textura um tanto ou quanto nhac mas é uma coisa que se supera. No entanto, tostado/torrado fica mesmo muito melhor!! Amei.

Que tal? Quem vai experimentar?
<3 jo

16 comments:

  1. por acaso não achei isso do psilio. comprei o meu em pó (não sei se compraste igual) e a consistência do pão era muito boa. Os meus toppings preferidos são o queijo fresco com rabanetes, sal, pimenta e coentros, ou queijo fresco de alho e ervas com salmão fumado e pimenta ou, simplesmente, com queijo de noz... hm... só de pensar até salivo!

    ReplyDelete
  2. Ficou com um aspecto deliciooooso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada!! Tentada a experimentar? :)

      Delete
  3. Oh pá.. é lindo, vou fazer! Se não tiver psilio em pó o que posso por na sua vez? e óleo de côco onde compras?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sandra, o psilio é a parte fundamental da receita uma vez que é ele que "cola" todos os outros ingredientes porque absorve imensa água. Encontra-se em algumas ervanárias mas se quiseres dou-te um bocadinho para experimentares :)
      O óleo de côco comprei no jumbo das Amoreiras mas também há no Martim Moniz. Outro óleo que gostes também funciona, assim como azeite.
      Depois mostra!!!

      Delete
  4. eu vou experimentar!!!
    deve ser muito bom...

    ReplyDelete
  5. Eu ando há que tempos para o fazer! Deve ser mesmo bom :)
    Só não tenho o psílio mas vou procurar em lojas de produtos naturais.
    Torradinho com queijo fresco e compotas, já imagino!
    Um beijinho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ginja, se quiseres posso dar-te um bocadinho do meu, não é preciso muito e comprei um frasco enorme!!

      Delete
    2. Obrigado Joana, eu vou ver se encontro primeiro cá, e caso não, entro em contacto, sim?
      Um beijinho.

      Delete
  6. que maravilha de pão.. acho que vou tentar.. ;)
    bjs

    ReplyDelete
  7. Joana, se este pão é capaz de mudar a vida, não sei. Mas tenho pensado nele a semana toda e isso já é alguma coisa! Não sei se estou totalmente convencido, principalmente quando falas da textura "nhac" :) mas de facto deve combinar bem com um queijo fresco ou requeijão. Achas que consigo arranjar o psilio no celeiro?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Filipe, acho que sim, deves encontrar. Caso não encontres diz-me que te posso dar um bocado do que tenho, comprei um frasco grande. :) Bom fim-de-semana!

      Delete
    2. Obrigado, se eu não encontrar digo-te qualquer coisa!

      Delete

adorava saber o que achou!