13 April 2012

palmiers caseiros

Para os meus anos tive a sorte de ter a Yuko Yamamoto cá em casa a fazer muitas coisas óptimas e que recomendo vivamente! Mesmo assim, quis fazer qualquer coisa para entreter quando as pessoas chegassem.
Fiz as tartelettes com mousse de atum, que mostrei aqui! e depois uns palmiers salgados, super fáceis de fazer e toda a gente gostou!
Os recheios podem ser o que se quiser, do doce ao salgado, com picante, sem picante, com ervinhas, sem ervinhas... É só juntar o que quiser, o que achar que fica bem e experimentar!
Fiz uns de pesto e pinhões e outros de queijo e ervas aromáticas.

Comprei uma folha de massa folhada e estiquei-a mai um bocadinho para ficar com uma forma mais rectangular. Em cima espalhei pesto.

Depois de ter esmagado alguns pinhões no almofariz, salpiquei-os em toda a massa.

Com sorte, no supermercado onde fui, encontrei este queijo (Gouda) já com ervas aromáticas e pensei experimentar. Achei o queijo bom, mas com medo que ficasse artificial, juntei algum manjericão que cortei em chiffonade.

Pus um bocadinho do meu spicy salt, embora mal se note, e mesmo no fim, ralei parmesão para um sabor mais intenso.

Para fazer a forma dos palmiers é facílimo: basta enrolar as arestas maiores do rectângulo até ao meio, enrolar em papel vegetal e pôr no frigorífico pelo menos 10min para a massa ficar mais rija e ser mais fácil cortá-la. Tirando do frigorífico, corte fatias com +- 0,5-1cm de espessura, dependendo do gosto.
Vão ao forno a 180ºc durante o tempo suficiente para ficarem douradinhos mas não queimados!!
Os de queijo demoraram menos tempo do que os de pesto, por exemplo, e depende de recheio para recheio (Há uns tempos fi-los com um recheio de doce e foram mais rápidos, provavelmente por causa da caramelização do açúcar).

Palmiers de Queijo e Ervas Aromáticas
Palmiers de Pesto e Pinhões
Que tal? Espero que os experimentem e gostem deles :)
jo

No comments:

Post a Comment

adorava saber o que achou!