31 May 2013

grande-pequeno-almoço | take 2

Mais um pequeno almoço por estas bandas:
- Batido de manga e limão com mel e sementes de papoila;
- Tostas de centeio com este spread de tomate.
Adoro ter tempo para tomar o pequeno-almoço. Cortar fruta com calma, pensar naquilo que me apetece, ter vagar para esperar por um ovo quente ou a paciência de mexer muito em lume brando para uns bons ovos mexidos.
Quando estou com pressa custa-me fugir às torradas de pão alentejano com manteiga e café com leite. É um no-brainer mas que, se formos ver, não faz assim tanto bem ao corpo quanto isso...
Leite de vaca, café, pão branco, manteiga. É preciso fazer um desenho? !!!
Por isso sempre que posso escapo ao pão, troco o café por outra bebida e mergulho no mundo das frutas e dos legumes. Sim, porque eu sou daquelas que consegue comer cebola roxa de manhã ou uma salada de tomate bem temperada também não me faz confusão.
Para este batido usei uma manga que já estava há tempo de mais na fruteira, juntei 1 colher de sopa de mel, espremi meio limão e triturei tudo com um copo de leite. Depois de passar por um passador (era daquelas mangas fibrosas e dispenso engasgar-me logo de manhã!) bastou polvilhar com sementes de papoila.
Depois foi só picar um tomate, temperar com sal, azeite e folhinhas de manjericão. Et voilá! Mais uma vez o spread que fiz no fim do verão, mas agora com os tomates novos da época. Mnham!!!
Este é um pequeno-almoço, claramente, com sabor a Verão. Leve e fresco, com o doce da manga e o ácido do tomate, o aroma do manjericão e umas tostas sem trigo... Não me podem dar melhor!! (ou podem?!)
Ter tempo de saborear, comer com calma e aproveitar para ler uma revista... Hoje foi a Jamie francesa. Depois, um dia de praia para acabar bem a semana e ainda tempo depois do jantar para fazer qualquer coisa... Estou recuperada :)
E por aí? Quando têm tempo, o que é o pequeno-almoço?
Que tal?
<3 jo

8 comments:

  1. You have gorgeous photography! :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. thank you so much! That actually means a lot. If you'd like any recipes please ask! have a nice weekend :)

      Delete
  2. Lindo post Joana, as fotos estão lindas! Não teria qualquer problema em comer o teu Spread de tomate, gosto de um pequeno almoço consistente! Para mim ter tempo para o pequeno almoço é muito importante e sempre que posso não dispenso os sumos de fruta! Gosto especialmente de cenoura com limão, às vezes confesso que fico dividido entre o sumo e o café ;) Este f.semana estou no Alentejo onde os pequenos almoços têm um sabor e aroma especiais, o teu post fez-me pensar no sumo de laranjas acabadas de colher que irei fazer amanha bem cedo! Beijinhos e bom fim de semana!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada! Vindo de uma pessoa de quem gosto da fotografia, ainda sabe melhor!
      Que bom! Espero que esse sumo esteja óptimo e seja o princípio de um bom fim-de-semana!

      Delete
  3. Por cá temos ido nos batidos de frutas e nos biscoitos artesanais gregos (enquanto os tiver em casa acabo por cair em tentação!!!) mas como logo a seguir faço uma caminhada de 45mins, posso dar-me ao luxo de prevaricar de quando em vez :p

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom!! Essas caminhadas são mesmo um luxo! Também queria começar agora no jardim perto de minha casa, mas entrou em obras!!!
      Bom fim-de-semana :)

      Delete
  4. Adoro ter tempo para um bom pequeno-almoço, com tempo.
    Apanhar laranjas e fazer um sumo fresco! Adoro batidos de fruta e iogurte.
    E adoro panquecas, doces ou salgadas. E as tuas fotos inspiram a esses bons momentos.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom Ginja :) Espero que possas tomar esses pequeno-almoços deliciosos em breve!!

      Delete

adorava saber o que achou!