22 November 2012

Massa velha | Bread making!

Olá!

Hoje consegui resolver o problema da falta de espaço no Picasa por algum tempo... Criei uma conta blackberryeats@gmail.com e agora é a que vou passar a usar para escrever neste cantinho... Sintam-se à vontade para enviar e-mails com dúvidas e que tais! :)


Já "avisei" que estive em aventuras pela panificação... Por isso hoje e amanhã o pão vai ser o assunto por estes lados.
Há pães que não usam massa velha, outros que nem fermento biológico precisam, mas confesso que o sabor azedo que o pão ganha com a massa velha é o meu preferido.
Vi em alguns blogs a receita de massa velha com uma chávena de farinha e outra de água, misturar e guardar no forno para fermentar. É uma versão mais fácil da que eu aprendi (feel free to use it!), mas também me disseram que com essa receita é mais difícil controlar a qualidade do pão.

Ensinaram-me assim:
 . 400 gr farinha
 . 250 ml água
 . 5 gr fermento padeiro
 . 9 gr sal

Fazer um monte com a farinha e o sal, ir juntando água. Reservar um bocadinho de água para desfazer o fermento e juntar no fim. Na batedeira igual. Não se deve juntar o fermento com o sal porque este "mata" a acção do fermento.
Amassar até despegar das mãos e guardar num tupperware no frigorífico. Usar dentro de três semanas, sendo que guardando um bocadinho da massa velha e juntando água e farinha, ela continua a fermentar e boa para usar.
Que tal?
<3 jo

4 comments:

  1. Estou a seguir religiosamente estas dicas e a anotá-las direitinho. Quando me sentir bem "formada" eis que me inicio na industria da panificação com massa velha :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que bom! Sinto-me elogiada por alguém seguir as "minhas" dicas :) as próximas já estão publicadas :) bjs

      Delete
  2. Ora pois que nao conhecia esta massa mas parece-me muito bem... A tentar.. :))))
    Um beijinho e bom fim de semana

    ReplyDelete

adorava saber o que achou!