06 November 2012

Um almoço improvisado

Olá!
Quantas vezes temos restinhos de coisas em casa que acabamos por não usar porque não são quantidades suficientes? Cá em casa sempre tentámos aproveitar ao máximo. Já a minha avó, de uma sobra de carne fazia empadão de arroz e do que não se comia ainda fazia pasteis de arroz fritos (delícia!). O normal quando vou lá a casa e abro o frigorífico é ver tupperwares mínimos com um bocadinho de puré ou uma clara de ovo que não foi usada... You never know!
Mostro hoje dois aproveitamentos que fiz e espero que vos inspirem a gastar com consciência!

Sobraram uns cogumelos de um risotto de alcachofras e cogumelos (pleorotus e shitake), então salteei-os com manteiga, chalotas e tomilho. Juntei caldo de galinha, um bocadinho de uma trufa (que comprei armada em "gourmet forreta" e acabou por não saber a nada..!) e um fio de natas frescas para ligar tudo.

Entretanto o guisado de carne (tipo jardineira) que havia em casa não chegava para todos, então juntei polpa de tomate, mostarda em pó e deixei cozinhar ainda mais, para a carne se desfazer. Cozi esparguete e mesmo no fim juntei uma noz de manteiga ao molho da carne. Rebentos de rúcula por cima e tomate cherry pêra em metades e digam lá que não ficou logo com melhor aspecto?

Que tal? Que receitas se fazem de outras, por aí?
<3 jo

7 comments:

  1. Olá Joana ( :

    Gosto muito de seguir o teu blog, é inspirador...
    À dias estive a vasculhá-lho e encontrei um prato que tinha puré de abóbora, importaste de nos ceder a receita?

    Obrigada e beijinhos

    Sofia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Que grande elogio, obrigada :)
      Em relação ao puré, penso que foi num "Today's Class" e é muito fácil: Abóbora, aromáticos à escolha (usámos cominhos, gengibre, cardamomo e raspa de limão). Pões num tacho os aromáticos e a abóbora cortada em cubos com um fio de azeite. deixar cozinhar em lume brando, com a tampa, até a abóbora estar cozida. Depois é só triturar e, se estiver muito grosso, juntar um bocadinho de água ou caldo de galinha e uma noz de manteiga. Atenção ao sal, pois para deixar de ficar doce é precido juntar uma boa quantidade!
      Desculpa mas não te sei dizer as quantidades certas porque eu não fui a responsável pela receita. Procurando em sites de receitas de certeza que encontras!
      Espero ter ajudado,
      Beijinho
      Joana

      Delete
    2. Obrigada Joana, claro que ajudou e q venham mais posts! ( :

      Bjnhs!

      Delete
  2. Quando recheamos cogumelos aproveitamos os seus interiores para quiches. E claro, por cá tudo se transforma, tal qual uma lei de lavoisier :p

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gostei, "tal qual lei de Lavoisier" :) boa semana!

      Delete
  3. Que bom, querida!!!
    Quando me casar fazes o jantar do meu casamento para....centenas de pessoas!!eheh! Podias abrir uma empresa de catering.
    bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. hehe boa! A ber bamos rosita, o que vai sair daqui! beijinhos

      Delete

adorava saber o que achou!