19 November 2012

Focaccia para começar a semana

   Mesmo antes de escrever estas linhas, lia uma publicação num blog que sigo acerca da "técnica" de quem tem blogs (acho blogger uma palavra não adequada...), da seriedade e congruência das receitas publicadas e da integridade de quem escreve. Acho que, até agora, o que mostro nesta página tem sido o reflexo do que vou aprendendo na escola e das pesquisas em casa. Espero continuar a ter tempo para o fazer! Mas também não vejo o mal de quem gosta de partilhar as receitas caseiras, conhecidas por todos e sem nada de novo... Afinal cada um faz o que lhe apetece e, se não gosto, não leio. Pior são as tele-culinárias e semelhantes que não ensinam nada de jeito. No offences!
   Continuando...

   Fiz esta Focaccia para o almoço de família e, à boa maneira portuguesa, foi comida com a sopa até desaparecer.
   Ando numa de pães... As minhas baguettes estão a crescer no forno as I speak e a massa velha já foi alimentada para próximas aventuras. Mas a focaccia não usa massa velha e quis fazê-la por isso mesmo!

   Só pensava "tenho que fazer isto!!" desde que aprendemos na aula.
   E lá fiz. É muito fácil de preparar, fi-la no Sábado de manhã e, enquanto a massa descansava, pude ir ao Mercado Biológico do Campo Pequeno (todos os sábados das 9h às 14h nos jardins!) comprar mais umas ervinhas para lhe pôr em cima e os legumes e fruta da semana.
   A minha batedeira deu para misturar todos os ingredientes mas, fica já a nota para a família que me lê, dar-me-ia imenso jeito uma kenwood ou quiçá uma kitchen aid!

Não fiz uma receita muito grande (cerca de metade de um tabuleiro de forno), para fazer maior basta multiplicar esta receita:
 . 250gr farinha 55
 . 5gr sal
 . 5gr açúcar
 . 20gr azeite
 . 5gr fermento biológico (padeiro) (se tiver o liofilizado/granulado a quantidade é a mesma)
 . 120gr água fria
 . 1 dente de alho ralado e ervas aromáticas a gosto - usei tomilho seco, alecrim fresco, manjericão fresco e tomilho-limão fresco.
     A gosto pode também juntar azeitonas ou tomate seco
   Pré-aquecer o forno a 40-50ºc.
   Juntar a farinha com o sal, açúcar, azeite, ervas e adicionar quase toda a água. No resto da água desfazer o fermento e juntar à massa já a amassar. Nunca juntar o fermento com o sal pois este "mata" o fermento, que perde a força e não se desenvolve tão bem.
   Amassar (máquina 10 - 15min, à mão mais tempo!) e fazer uma bola, achatá-la com as mãos até ao formato desejado, salpicar com farinha. Pôr a massa dentro do forno num tabuleiro coberto com um pano húmido e deixar crescer no mínimo 40min a 1hora. (foi nesta altura que fui ao mercado!)
   Tirar a massa do forno e programá-lo para 200-220ºc. Entretanto fazer "buracos" na massa com os dedos, pincelar com mais azeite e ervas e juntar flôr de sal por cima.
   Está no forno cerca de 20min (rodar o tabuleiro, se necessário, para a cor e a cozedura ficarem uniformes). Deixar arrefecer um bocadinho para depois servir. Pode cortar em palitos, como na fotografia, cortar fatias ou deixar as pessoas servirem-se à vontade. Sem preocupações :)
Que tal?
<3 jo

6 comments:

  1. Ficou com um aspecto lindo, foi algo que nunca fiz e nem nunca provei mas já está na minha lista dos "a fazer". Gostei da tua sugestão. Ah.. quem não quer uma batedeira daquelas.. e com a quantidade de cores que há uma pessoa nem sabe por onde começar a escolher. beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. A verdade é que a massa também dá para amassar à mão, claro, mas numa daquelas é que era!! obrigada Marmita :)

      Delete
  2. Deve Ser tão bom :) também nunca provei mas levo a receita comigo para provar um dia destes cá em casa :D
    Beijinhos e parabéns pelo blog
    Ana Mafalda
    http://alfazema-chocolate.blogspot.pt

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Ana Mafalda! Se experimentares depois dá-me o feedback :) bjs e boa semana

      Delete
  3. Adoro focaccia, a minha preferida é de tomate-cereja, azeitonas pretas e tomilho. Tenho que partilhar esta receita que já fiz tantas vezes :)
    Ah, eu tenho uma kenwood, os meus pais ofereceram-ma na páscoa passada e posso dizer que é top, uma ajuda maravilhosa, especialmente no que toca a fazer massas para pão pita, focaccias, pães, bolos e todas as outras coisas. Família da Joana que a lê: aqui fica a dica de uma outra Joana, ofereçam uma kenwood à Menina Limão, ela merece :)

    ReplyDelete
  4. Obrigada pela publicidade Ondina / Joana ! e bons cozinhados com a tua :)

    ReplyDelete

adorava saber o que achou!