23 November 2012

Baguette francesa | Bread making!

Olá!
Como prometido, aqui vão as próximas dicas para o pão usando massa velha.
Escolhi a Baguette. O pão mais estaladiço, no entanto fofinho no miolo, com aquela crosta dourada a sobressair na superfície enfarinhada... minhami!!
Aviso desde já que fazer pão em casa, com forno de casa e tabuleiros de casa é bem diferente de fornos de lenha e muito menos do que sai da padaria...! A verdade é que os nossos fornos não controlam o vapor (importante para a côdea do pão) e não podemos cozer directamente na pedra quente (o que ajuda a criar a crosta de baixo do pão devido ao choque térmico).
Mesmo assim, sabe muuuito bem fazer pão em casa, tê-lo quentinho acabado de sair e pensar "Fui eu!!" Adoro.
Usei a massa velha com cerca de duas semanas mas, pelo que sei, pode-se até usar a do dia anterior (fermentar à temperatura ambiente neste caso, sempre tapado).

Fiz algumas alterações à receita original. Não tinha farinha de centeio e quis juntar evas aromáticas, que adoro, mas a receita da baguette é a seguinte:
. 300 gr farinha
. 105 gr farinha centeio (usei uma farinha integral com 7 cereais)
. 265 gr desta massa velha
. 12 gr sal fino
. 12 gr fermento padeiro
. 270 ml água fria
   - Juntei um punhado de tomilho seco e tomilho-limão fresco picados.

Juntar todos os ingredientes, o fermento só no fim, depois dos ingredientes já todos misturados.
Amassar 10 min a velocidade lenta e 5 min a velocidade média. À mão, amassei até a consistência me parecer boa, cerca de 5min a mais depois de deixar de despegar das mãos.
Depois pesei bolinhas de 50 gr de massa, amassei-as bem e, com a costura para baixo, "enrolei" da maneira que podem ver em  baixo. Pus as mini-baguettes em tabuleiros bem polvilhados com farinha
Ficaram cerca de 1hora a levedar, no forno a 30-40ºc tapados com um pano.
Depois foram ao forno a 200ºc até estarem bem douradinhos como nas fotografias. Pus um tabuleiro com água quente no fundo do forno para tentar "reproduzir" o vapor.
Alguns dos pãezinhos foram pincelados com esta mistura de azeite, tomilho, sal grosso e alho esmagado. A maioria deles não pincelei porque gostei mais do aspecto enfarinhado...!
De qualquer das maneiras, molhei-os na mistura de azeite e ervas e soube lindamente!
Que tal? Quem vai experimentar?
<3 jo

No comments:

Post a Comment

adorava saber o que achou!