02 October 2012

Alho, gengibre e malaguetas

Olá! Como vão os cozinhados?

Há coisas que facilitam mesmo numa cozinha, coisas que podemos preparar in advance e que melhoram os pratos. Para além de não termos de usar produtos comprados com mil e um ingredientes, que nem sabemos de onde vêm.
Costumo congelar um bom caldo de galinha em couvettes, ervinhas que já estão a murchar são picadas e congeladas com azeite, sal e azeite aromatizados (o sal aqui  e  o azeite aqui), o spread de tomates do último post... E esta pasta de alho, gengibre e malaguetas.
Dá para usar num refogado simples para qualquer preparação e anima logo qualquer prato. Já usei numa carne guisada e adorei o toque subtil das malaguetas e o perfume do gengibre.
E não tem mesmo nada que saber!! Quantidades iguais de alho e gengibre, e malagueta a gosto: quem adora picante pode pôr até duas e quem não gosta não precisa de pôr. Vai tudo para a trituradora, junta-se um bocadinho de azeite (pela consistência e para conservar melhor) e já está!
Aguenta-se no frigorífico durante umas semanas e é também um óptimo miminho para dar a alguém que goste de cozinhar.
Que tal?
<3 jo

4 comments:

  1. Tenho sempre em casa, mas em separado: as pastas de alho e de gengibre são muito práticas, na maior parte das vezes evitar o descascar e o esmagar destes ingredientes (e claro está, na comida indiana são indispensáveis!)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Detesto descascar alhos e irrita-me descascar gengibre, tanto que o ralo com pele e tudo. Mas é isso mesmo, o poupar trabalho é do melhor!

      Delete
  2. Eu tb faço isso muitas, não esta pasta espefica mas azeites e outras coisas, e tal como tu acho que é uma mais valia para pessoas que gostam de cozinhar porque se há coisa que odeio são os caldos de compra, sabor horrivel e aposto que aquilo leva coisas estranhas quem nem quero aqui falar. Adorei a dica acho que da proxima vez que comprar gengibre fresco vou fazer, beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vale mesmo a pena! Hoje a fazer um caril de frango e esfreguei a carne toda com a pasta, deu logo um sabor diferente. Já só tenho um frasquinho, devo estar quase a fazer outra vez com o gengibre que tenho no congelador :)

      Delete

adorava saber o que achou!