Hoje fui pela primeira vez ao mercado biológico do campo pequeno, acho que vou passar a ir todas as semanas. É maior do que estava à espera, há coisas caras mas não em todos os sítios. Só fiquei desiludida com uma das bancas, onde vendiam de tudo, bananas, alcachofras, ananás... E muitos dos produtos não eram portugueses, o que me fez não gastar um cêntimo ali.
Uma das razões de ir ao mercado biológico, para mim, é estar a apoiar iniciativas portuguesas e pequenos produtores nacionais. Comprar legumes que digam "origem: U.E." é coisa que não faço. Só entra no saco se fôr português!
Sobre o que mostro hoje, posso dizer que foi mais um aproveitamento de sobras que ficou uma delícia! O almoço de ontem foi salmão em papillotes, sobrou e pensei logo em ravioli. Não fazia massa fresca há uns tempos e foi bom até porque experimentei outra receita:
--- serve cerca de 30 raviolis grandes ---
. 200 gr. de farinha (usei 55 mas a melhor é 00 - se alguém souber onde se compra, por favor comente aqui!)
. 4 gemas
. Sal a gosto
. 4 colheres de sopa de azeite
. 2 colheres de sopa de água
. Tomilho picado, a quantidade que bem entender
Bem, já me alonguei uma vez sobre a preparação da massa fresca (here), por isso vou-me limitar a explicar como fiz os ravioli:
- Tendo as folhas de massa esticadas, pôr bolinhas de recheio ligeiramente afastadas do centro.
- Pincelar a parte sem recheio da massa com água.
- Dobrar a parte molhada para cima do recheio e pressionar com os dedos para colar.
- Para separar os raviolis, pode fazer com uma faca que é o mais simples. Por acaso a minha mãe tinha um cortador em casa e foi o que usei, para fazer um género de zigue-zague.
Recheio:
Salmão cozinhado
Cebolas primavera (scallions ou spring onions em inglês)
Natas para ligar
Sal
Pimenta
Molho:
Natas
Alho esmagado
Raspa de limão
Sal e pimenta
Tomate fresco e cebolinho picado para pôr no final.
Nunca tinha feito este prato e fiquei contente por ter resultado! Os ravioli são mais rápidos de fazer do que os tortellini e por isso facilmente ou farei outra vez! (Talvez um bocadinho mais pequenos!)
Que tal?
<3 jo
Fazer massa fresca recheada é óptimo! Também temos uma receita de meias luas recheadas para partilhar :)
ReplyDeletePois é! Quero ver isso :)
DeleteEstavam uma delicia. A raspa de limão no olho é mesmo fundamental pois faz que não fique nada enjoativo. A repetir "Chefa" !!!!
ReplyDeleteraspa de limão no olho é chato, mas no molho ficou óptimo! :) obrigada
DeleteAcreditas que julgo nunca ter comido massa fresca, quer dizer pelo menos cá em casa nunca comi, nos restaurantes uma pessoa nunca sabe. Ando sempre a pensar em comprar a maquina para fazer massa, mas depois penso mais uma coisa cá pra casa e depois se não tenho paciencia para fazer.. ora bem isto tudo pra te dizer que devias pensar m fazer uns workshops assim baratuchos para a malta dos blogs isso é que era :) beijo
ReplyDeleteA sério? mas podes fazer sem a máquina, o Jamie Oliver tem uns videos a explicar!
DeleteOlha que essa é uma óptima ideia, a do workshop, mas não sei onde, como organizar, ou quem convidar... Ideias?
Obrigada! bjs