Showing posts with label atum. Show all posts
Showing posts with label atum. Show all posts

17 February 2013

Jantar Vítor Matos | Pessoas à Mesa

No passado dia 8, último dia do evento Pessoas à Mesa organizado por uma turma finalista da escola de hotelaria de Lisboa, fomos provar o menu que o Chef Vítor Matos preparou para este dia em especial.
Partilho aqui para quem queira espreitar, por curiosidade, porque os seus pratos de assinatura só provando em Amarante!
Como sempre não me vou alongar nem na descrição nem sobre o que achei dos pratos, não sou crítica nem tenho pretensões para tal!


Conserva de atum

Cremoso de alheira e ovo a baixa temperatura

Bacalhau com sabores de brasa

Porco bísaro, castanhas e cenouras

Abóbora e requeijão

Bolo de mel
Que tal?
<3 jo

29 April 2012

Peixe em Lisboa | Ricardo Costa

Na apresentação, o Chef Ricardo Costa, do estrelado Yeatman, em Gaia, falou-nos muito do aproveitamento de todo o produto, filosofia com a qual concordo a 100%.

Mostrou-nos dois pratos:
Uma versão da típica caldeirada

Um prato que aproveita todas as partes do atum
Que bom!

28 April 2012

Peixe em Lisboa | José Avillez

Ando para pôr estas fotografias há mais de uma semana, mas nunca pensei que o que tenho para fazer do curso (muito!) me tirasse tanto tempo e sono.

No Sábado, o Chef José Avillez apresentou 6 pratos em que tem estado a trabalhar. Uns vão entrar na carta e outros continuarão a ser trabalhados. De qualquer das formas, foi muito bom ver a criatividade do chef e as ideias novas que se andam a cozinhar para o Belcanto.

Inspiração: Cabo da Roca. Ouriço do mar e percebes

Sapateira e abacate, com água do tomate e rebentos de coentros

Amuse bouche: Toro de atum com tomate e abacate

Avillez sonhou com o Guincho e os pinhais ao pé da praia e... mostrou-nos um prato com gambas da costa, pinhões e cogumelos

lagostim, tendão das mãozinhas de vitela e ervilhas novas

Rebentação. Mexilhões, berbigão, camarão, ouriço, percebes, salmonete... Uma explosão de Mar acompanhada com leite de côco, sumo de maçã verde e algas

Inspirados?

12 April 2012

random

Aqui estão algumas fotografias do que fizémos ontem, para os meus anos. "Fizémos" porque eu fiz o salgados e a mãe os doces!

Uma pavlova "dupla", a camada de cima de merengue branco e a debaixo com bocadinhos de chocolate. Recheada com chantilly e decorada com chantilly e framboesas. Boa Mãezuca!
A bolonhesa que fiz para rechear duas lasanhas.

Tartelettes com mousse de atum e cebolinho picado
(um dos aperitivos, depois logo mostro os outros dois!)

 Obrigada pela ajuda mãe!

bjs
jo




12 March 2012

Atum x 2 = 1


Peço desde já desculpa por (ainda) ser tão má com quantidades. A verdade é que cozinho a maioria das coisas a olhómetro, e também não tenho este blog para ensinar ninguém a cozinhar uma vez que eu própria estou a aprender, e o que mais gostava era de poder inspirar alguém todos os dias com o que escrevo aqui. done for the introduction!


Com o atum que comprei no sábado fiz dois pratos até agora (falta um!)
Primeiro tirei um lombo que vinha já quase separado, depois cortei-o em 3 lombinhos e guardei as aparas para um tártaro.


Marinei os lombinhos muito ligeiramente com lima durante 10min, o suficiente para mudarem de cor por fora.



Numa frigideira quente, corei os lombinhos de atum dos dois lados, cerca de 1min de cada lado.
Entretanto estava a fazer uma redução numa mini-caçarola com molho de soja, açúcar mascavado, molho de ostras, molho de peixe e raspas de lima.
Enquanto o atum descansava na tábua, e na mesma frigideira que usei antes, pus umas folhas de mostarda a saltear com um fio de azeite e um sprinkle de sal.

Empratei assim, para ir treinando qualquer coisa. Long way to go!!!



Tártaro de atum
Usei só 3 ingredientes: atum, lima e ceboletos (ciboulette)
Como a receita de cima correu bem e todos gostaram, aventurei-me num tártaro no dia seguinte com as aparas dos cortes.

Para variar, sem livros ou receitas de qualquer tipo, improvisei. E há que admitir que desta vez não ficou mesmo nada de especial..!!
O atum estava fibroso (os lombinhos também mas não incomadava, aqui eu queria aquele atum tipo sushi!) e o ceboleto e a lima foram claramente em exagero para a quantidade de atum.

O Chef Luís Baena disse-me hoje que como não estamos na altura do atum, é mais fácil apanharmos atum menos bom. As melhores alturas são antes e depois do Verão, que é quando ele vai e volta do Mediterrâneo.


À parte do sabor, a apresentação ficou gira! Estava contente com as cores e com o prato, o que tornou a queda ainda maior quando provei esta espécie de tártaro (espécie por acreditar que não tem gabarito para se elevar ao patamar de um tártaro como deve ser)


anyways, espero ter dado ideias para alguns, e que façam um tártaro de atum que é delicioso, mas desta com receita!!!

 até amanhã :)