12 March 2012

Atum x 2 = 1


Peço desde já desculpa por (ainda) ser tão má com quantidades. A verdade é que cozinho a maioria das coisas a olhómetro, e também não tenho este blog para ensinar ninguém a cozinhar uma vez que eu própria estou a aprender, e o que mais gostava era de poder inspirar alguém todos os dias com o que escrevo aqui. done for the introduction!


Com o atum que comprei no sábado fiz dois pratos até agora (falta um!)
Primeiro tirei um lombo que vinha já quase separado, depois cortei-o em 3 lombinhos e guardei as aparas para um tártaro.


Marinei os lombinhos muito ligeiramente com lima durante 10min, o suficiente para mudarem de cor por fora.



Numa frigideira quente, corei os lombinhos de atum dos dois lados, cerca de 1min de cada lado.
Entretanto estava a fazer uma redução numa mini-caçarola com molho de soja, açúcar mascavado, molho de ostras, molho de peixe e raspas de lima.
Enquanto o atum descansava na tábua, e na mesma frigideira que usei antes, pus umas folhas de mostarda a saltear com um fio de azeite e um sprinkle de sal.

Empratei assim, para ir treinando qualquer coisa. Long way to go!!!



Tártaro de atum
Usei só 3 ingredientes: atum, lima e ceboletos (ciboulette)
Como a receita de cima correu bem e todos gostaram, aventurei-me num tártaro no dia seguinte com as aparas dos cortes.

Para variar, sem livros ou receitas de qualquer tipo, improvisei. E há que admitir que desta vez não ficou mesmo nada de especial..!!
O atum estava fibroso (os lombinhos também mas não incomadava, aqui eu queria aquele atum tipo sushi!) e o ceboleto e a lima foram claramente em exagero para a quantidade de atum.

O Chef Luís Baena disse-me hoje que como não estamos na altura do atum, é mais fácil apanharmos atum menos bom. As melhores alturas são antes e depois do Verão, que é quando ele vai e volta do Mediterrâneo.


À parte do sabor, a apresentação ficou gira! Estava contente com as cores e com o prato, o que tornou a queda ainda maior quando provei esta espécie de tártaro (espécie por acreditar que não tem gabarito para se elevar ao patamar de um tártaro como deve ser)


anyways, espero ter dado ideias para alguns, e que façam um tártaro de atum que é delicioso, mas desta com receita!!!

 até amanhã :)

No comments:

Post a Comment

adorava saber o que achou!