14 October 2012

Today's class

Bom Domingo!
Voltei às aulas, e volto a mostrar o que por lá se faz.
Em Cold Kitchen continuamos com finger food. O chef Bernhard Pfister (Hotel Estoril Palácio) diz-nos no princípio da aula o que fazer e nós, divididos por grupos, interpretamos o que é pedido e "logo se vê o que sai dali!"
 Tosta aromatizada com presunto, mousse de queijo creme e ervas com crocante de parmesão
 Bolinha explosiva de queijo creme e pesto
 "Prego" - Pão tostado com pó de mostarda, duxelle de cogumelos e roastbeef fatiado
 Telha de sementes com tapenade de alcaparras e salmão fumado
 Camarão salteado com guacamole frita
Lollipops de foiegras, gelatina de ginginha e cobertura de chocolate, chilli e flôr de sal com pó de castanhas desidratadas

Correu lindamente, não estava nada à espera que o lollipop funcionasse mas ficou delicioso!
Já sabem, se quiserem saber como se faz alguma coisa, feel free to ask! Façam um comentário que eu tento explicar o melhor possível.

Que tal?
<3 jo

2 comments:

  1. Se não for abusar da tua infinita paciência, eu gostaria muito de saber como fazer todas estas delicias, à excepção do lollipop (o foie gras não é mesmo comigo). Acho que ficou tudo maravilhoso :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vou explicar muito por alto, porque foi um trabalho de grupo e por isso participei em algumas partes e noutras não.
      - Tosta, presunto, queijo creme e parmesão: pincelámos gordura de presunto derretida em fatias muito fininhas de pão e foi ao forno. Misturámos queijo creme com ervas aromáticas (manjericão, cebolinho, hortelã) com alho picadinho e sal. Ralámos parmesão, pusémos no grill até ficar uma "folha estaladiça" e quando saiu do forno cortámos em triângulos. Depois foi só montar tudo :)
      - Bolinha de queijo creme e pesto: Congelámos mini-bolinhas de pesto, depois de congeladas envolvemo-las em queijo creme. Derretemos isomalte com um bocadinho de água até ficar pastoso e passámos as bolinhas pela mistura. (Não correu muito bem, pelo que não aconselho experimentar se não sabes mexer com isomalte como nós!)
      - Prego: Barrámos um paralelepípedo com pó de mostarda e sal e grelhámo-lo em lume alto. Deixámos descansar e já frio cortámos muito fininho. Cortámos cogumelos e cebolas em brunesa muito pequena e salteámos os dois em lume brando, de seguida juntámos natas, sal e pimenta até engrossar. Tostámos côdeas de pão também com pó de mostarda. Montámos tudo, o pão cortado em meia lua, duxelle e carne por cima.
      - Telha de sementes, alcaparras e salmão: Cortar o salmão fumado em mini-cubinhos (brunesa) e guardar. Esmagar sementes à escol, misturar iguais quantidades de farinha, manteiga, metade açúcar e sal qb. Juntar uma clara consoante a quantidade (uma ou mais), misturar tudo, barrar num tabuleiro com papel vegetal e levar ao forno até ficar estaladiço (não fiquei responsável por esta por isso não sei quantidades). Picar bem alcaparras com alho e azeite. Montar a tapenade em cima da telha e o salmão fumado por cima.
      - Camarão e guacamole: Fizémos um guacamole normal e depois barrá-los num tabuleiro (altura de 2cm) e congelámos. Salteámos camarão sem casca com azeite alho e sal. Aquecemos óleo a 180ºc, tirámos o guacamole do congelador e, muuuito rápido, cortámos em quadrados e passámos por panko (pão ralado japonês) e fritámos até ficar crispy. Montámos o camarão em cima da "patanisca" de guacamole :)

      Espero que tenhas percebido tudo! Bons cozinhados :)

      Delete

adorava saber o que achou!