Ontem a 50.000ª pessoa veio espreitar este blog e acho que é motivo para celebrar!
Não sei se em termos comparativos é muito ou pouco para um ano, pode ser pouquíssimo mas eu fiquei delirante! 50.000 é assim uma espécie de... é uma multidão! Pode ser o número dos participantes numa manifestação... Os sócios de um clube qualquer de futebol! Mas não.. Foram as pessoas, uma a uma, que passaram por aqui para ver o que partilho, quando me apetece sobre o que me apetece... Giro!
Esta semana tenciono dedicar-me à cozinha cá em casa, que tem sido prejudicada pela azáfama das
massas e vai praticamente deixar de existir para a semana, à pala de mais um estágiozinho de dois meses! Hoje foi este caril que combinou lindamente com o espírito de comemoração e "happiness" em que estou.
Numa tarde preguiçosa passei pelo Jamie Oliver que estava a fazer um caril tailandês... Fiquei logo de olho já que é uma das minhas cozinhas preferidas! Nunca segui uma receita dele porque.. Enfim... Porque não! Mas hoje fui ao site, procurei aqueles pratos e fiz a
pasta de caril verde à qual apenas juntei molho de peixe e de soja:
Para a pasta:
- 4cm de gengibre fresco, do tamanho de um polegar
- folhas de lima kaffir a gosto (pus duas)
- 1 molho de coentros
- 1 talo de citronela
- 4 dentes de alho
- 1 malagueta verde (tirar sementes se quiser!)
- 1 cebola pequenina
- azeite
- óleo de sésamo
- molho de soja e molho de peixe para temperar
Juntei tudo no food processor até ficar uma pasta verde e suave. Guardei as folhas de cima dos coentros para decorar no fim.
Enquanto o arroz basmati cozia em água e sal, pus umas 3 colheres de sopa da pasta de caril num tacho, deixei cozinhar um bocadinho e juntei creme de côco (igual ao leite mas mais cremoso, como o nome indica!). Depois desta mistura fervilhar adicionei uma courgette cortada ao meio e na diagonal em fatias e deixei uns 5min tapado, para libertar os líquidos da cozedura.
Entretanto pus o meu salmão a marinar com 1 colher de sopa da mistura do caril e passados os 5min da courgette, juntei o salmão, cada lombo cortado em quatro bocados.
Em 5 ou 10min, dependendo se gostam do salmão mais ou menos cozinhado, está pronto!
Basta escorrer o arroz, pôr numa tigela e polvilhar com folhas de coentros.
Verter o caril que acabaram de fazer para outra taça, espremer o sumo de uma lima, juntar umas folhinhas de coentros... E já está!
nota para poupar! : Não usei a pasta toda, sobraram-me cerca de duas colheres, que pus num frasquinho e congelei. Estou a pensar nuns raviolis... mnham!!!
É engraçado provar este caril, porque em cada garfada dá para sentir vários elementos... Numa a frescura da citronela, noutra a profundidade do óleo de sésamo... Às vezes trincamos uma semente da malagueta e depois o sumo de lima acalma tudo... ADORO!!!
Que tal?
<3 jo