Fiz este chutney de pêra para acompanhar o "lombinho de porco mais tenro do mundo", receita do Chef George Mendes (americano filho de pais portugueses que tem uma estrela em NY, com o Aldea)
A parte mais difícil dos chutneys é esperar 1 ou 2 meses para que desenvolvam sabores, fechados no frasco hermético, que só abrimos para cheirar e imaginar o sabor que terá quando chegar à nossa boca...
Admito, não tive paciência, e mais de metade acabou na primeira hora depois de o ter acabado... Mas estava óptimo! (vá lá que me lembrei e sobrou o que pus neste frasquinho para provar daqui a um par de meses!)
Não sei a receita porque fiz a olho, mas cá vai:
1. Peguei em sementes de mostarda, meia folhinha de louro, grãos de pimenta, casca de lima, meio pau de canela, o meu spicy salt. esmaguei tudo no almofariz para libertar sabores e pus numa caçarola com o lume alto, para torrar. Fora do lume juntei um bocadinho de azeite e deixei as especiarias fritarem bem.
2. Adicionei cebola picada e deixei refogar. A seguir deitei 3 pêras rocha cortadas em cubos e cerca de 10 uvas cortadas em metades. Deixei cozinhar uns minutinhos....
3. Como na maioria dos chutneys, juntei o vinagre e o açúcar. Metade vinagre de cidra e metade vinagre de vinho branco e açúcar mascavado (2 colheres de sopa +-)
4. Deixei cozinhar cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando.
Se fôr preciso juntar água não há problema. A consistência final é a de um doce.
A minha não ficou muito escura mas se ficar não faz mal, até tivemos um chef a dizer-nos que quanto mais escura melhor!
Que tal?
Bom fim-de-semana!
jo
No comments:
Post a Comment
adorava saber o que achou!