12 March 2012

sábado de manhã no mercado

Pois é, apesar de ser estudante, acordo cedo! Até porque sou daquelas que se habitua a acordar cedo durante a semana e aos fins-de-semana salto da cama às 9h. Mas há que aproveitar o dia!

Fui ao mercado de Alvalade, que adoro e ainda tirei umas fotografias (ainda bem que os meus anos estão a chegar e posso começar a cravar uma máquina fotográfica decente hihihi ou pelo menos juntar dinheiro para isso)

Ia com a ideia de comprar atum e alguns legumes básicos para a semana. ÓBVIOOO que comprei mais do que isso...!


Primeiro andei à procura do atum, que tardava em aparecer mas lá deu o ar de sua graça e comprei uma posta larga do bocado que está à direita na fotografia (que coincidência!). No próximo post mostro o que fiz com o atum.


entretanto passei por estas petingas que, por mais que digam que é mau pescá-las, são deliciosas, at the old school way, fritas e com arroz de tomate malandrinho!


Na mesma banca do peixe, mas algumas voltas depois, acabei por comprar algumas destas conquilhas. Fiquei um bocado triste quando as comi porque estavam com alguma areia.. E ainda por cima tinha perguntado ao senhor se estavam limpinhas e ele até me abriu uma! Mas acontece.


uma dia compro estes!! já tenho umas ideias para os mexilhões....


Entretanto, parei em algumas bancas onde, para além do atum e das conquilhas, arranjei framboesas, limas, alho francês, cebolas, cenouras.... Até que cheguei a este cantinho...!


Mandioca, banana-pão, cana de açúcar, feijoca... E em cima não se vê mas havia montes de ervinhas e malaguetas a secar!!!
Comecei a falar com a senhora, que foi amorosa, e acabei por provar com ela cana de açúcar. Partimos a cana ao meio, tirei um bocadinho com a faca, e comi, mastiga-se para chupar o doce e depois deita-se fora as fibras que ficam. Que bom!! Estava rendida


E a senhora era mesmo querida! Comprei-lhe banana-pão, que me explicou como cozinhar e deu-me ideias para experimentar, e levei um saquinho de malaguetas verdes, que vou usar para aromatizar azeites ou (lembrei-me agora) sais! Foi muito querida e no fim deu-me o molhinho de coentros da praxe :)


para a semana tenho que voltar aqui!


No comments:

Post a Comment

adorava saber o que achou!