30 March 2012

Ervinhas!

Boa tarde :)

Hoje consegui uma máquina emprestada durante uns tempos e, apesar de não estar o melhor tempo por aqui, apeteceu-me tirar fotografias das ervinhas que temos cá em casa.

o vasinho de coentros é o benjamim da família, comprei num fim-de-semana no Príncipe Real (Quinta do Poial). Não uso tanto como queria porque não quero que fique sem folhas de uma vez!

esta salsa frisada já temos há uns tempos e tem crescido imenso! agora já tem "mini-troncos" e tudo!
é óptima mas acho que continuo a preferir a de folha lisa

este mangericão já está cá em casa há muiiito tempo! Deu flor no ano passado e semeámos as sementes outra vez e deu-se lindamente! Agora está a dar flor outra vez, que by the way são óptimas! Já as usei aqui !

adoro cebolinho. Basta cortar rentinho à terra e ele lá continua a crescer, qual estrela do mar, mais forte do que nunca!

o tomilho limão é uma das minhas ervas aromáticas preferidas, fica bem em muitas coisas, adoro! Comprei um molho há mais de uma semana e tem-se dado lindamente. Foi posto numa caixinha xpto com água no fundo e que preserva as ervas no frigorífico.


O alecrim seco é óptimo. Este também é da Quinta do Poial, comprei-o fresco em flor e tenho-o usado, mesmo agora já seco. As flores também são óptimas e ficam deliciosas em pastas!


Finalmente, este tomilho que já foi fresco e agora também secou. Acho que secar o tomilho em casa é mil vezes melhor do que comprar o seco, o sabor nem é o mesmo!

Espero que aí em casa também se usem ervinhas ou que se comece a usar. É mais barato o que ter que estar sempre a comprar e o sabor é muuito melhor!
É também óptima ideia usar os talos das plantas como o mangericão, salsa, coentros, alecrim, tomilho... Têm imenso sabor e, na maioria dos casos, o seu destino é invariavelemtne o lixo! Mas ficam muito bem em assados ou para aromatizar sopas ou arroz!

Bom fim-de-semana!!
Já é Sexta-Feira, dois dias para descansar sabem tão bem!


bye! jo

No comments:

Post a Comment

adorava saber o que achou!