21 March 2012

Dia do Pai | Father's Day

Na Segunda-Feira foi o dia do pai e, para além dos presentinhos da praxe, decidi fazer um jantar especial. Não é que tenha sido algo do outro mundo, mas foi especialmente pensado para o pai, com coisas que ele gosta e "cooked with love"!

Comecei por fazer a mise-en-place de tudo o que ia precisar, ou seja, preparei a bancada. Desde tábuas, faca, tacinhas, até aos ingredientes e algumas coisas já preparadas.

Jantar do Dia do Pai
  • Queijo de cabra em cama de pão alentejano e mangericão com compota de frutos vermelhos
  • Bife de novilho grelhado com batatas assadas em tomilho limão e alecrim e 3 manteigas a acompanhar

Mise-en-place:
Ponha batatas novas num pirex e tempere com sal, pimenta, azeite, raminhos de tomilho limão e de alecrim. Vai ao forno a 180ºc durante 30-40min. Quando sairem do forno, corte as batatas em quartos e reserve.

Entretanto, ponha numa caçarola os frutos vermelhos (eu escolhi framboesas, amoras e mirtilos) e açúcar amarelo a gosto (eu pus muito pouco porque prefiro coisas pouco doces mas se puser mais açúcar o resultado é semelhante!). Fica em lume baixo cerca de 10min com a tampa. Reserve.
Corte pão alentejano aos cubos e ponha na misturadora, juntamente com algumas folhas de mangericão. Desfaça o pão em bocados pequenos, como na fotografia e disponha num prato que possa ir ao forno. 
Em cima coloque fatias de queijo de cabra e depois a compota que fez anteriormente. Eu juntei por cima umas framboesas frescas mas não é preciso!

Grelhe os bifes com flor de sal e tomilho limão, só até ficarem com as marcas pretendidas. Antes de servir terminar no forno a 180ºc por 8-10min para um bife médio-mal passado.

Na hora:
Agora, perto da hora do jantar, só falta terminar tudo rapidamente, o que ainda nos dá tempo para dar miminhos ao pai :)

. Aqueça uma panelinha com azeite e um ramo de alecrim. Frite levemente as batatas no azeite e termine no forno até sair o bife.
. Ponha o prato com o queijo de cabra no forno, na posição superior e no modo grill (pode continuar a 180ºc)
. Termine os bifes no forno, como descrito acima.

Em princípio, vai ter a entrada pronta primeiro e terá tempo para a apreciar antes de o prato principal estar pronto.




   <3

Et Voilá!

1 comment:

  1. Lindo, filha linda!! Estava uma delicia. Beijos Mãe

    ReplyDelete

adorava saber o que achou!