bemmm hoje o dia foi em cheio, tive a oportunidade de ajudar o Chef Luís Baena, em duas demonstrações que fez na EHTL, patrocinado pela Aviludo, sobre carne de vaca (só é pena ter sido vaca do reino unido e não ter feito publicidade aos produtos portugeses...!!!)
Não fiquei com receitas exactas, porque todos os apontamentos que consegui tirar foram sempre a 300 à hora, mas aprendi imensas coisas e ainda consegui vir para casa com duas caixinhas de rebentos, uma de beterraba e outra de mostarda... minhamiiii!!!
Aqui vão algumas fotografias, que vou tentar legendar o mais accurate possível :)
gauffres de ervas com gema de ovo trufada e morcela assada
esta gema de ovo é bastante conhecida do Chef e é maravilhosa e super simples de fazer (com as tools certas) !!
tramezzini tostado com mousse de legumes, queijo de Castelo Branco, peito de perú fumado (homemade!), rebentos de mostarda e quadradinhos de curcuma
carnes grelhadas
o ponto alto da demonstração foram as carnes que o João, o assistente do chef, grelhou e muito bem! Tivémos acém, vazia e lombo grelhados, só com uma noz de manteiga e flor de sal para finalizar
tártaro de rabadilha fumado com tosta de tramezzini e molho raita
o tártaro levou mais de 10 ingredientes que, combinados nas proporções certas, fazem o melhor tártaro que já comi (também não comi muitos, mas é um elogio simpático! ahah)
Alcatra de alcatra com batata doce compotada
Não, não me enganei a escrever alcatra duas vezes :) Alcatra é um corte de carne mas também uma confecção muito típica da açoreana Terceira, leva pimenta da jamaica (allspice), vinhos branco e tinto, bacon e outros aromáticos.
A batata doce foi feita como uma compota com açúcar, canela, cebola e outros ingredientes.
Salada fresca de tomate e laranja
Esta salada entrou definitivamente para o meu top, viciante! E não custa nada: tomate pelado e cortado em quadradinhos, laranja às rodelas cortada em quadradinhos, folhas de menta laminadas e uma vinaigrette normalíssima!
Esta salada levava por cima o "protagonista" do prato: involtini de pojadouro marinado em aji amarillo (uma malagueta peruana, mais aromática que picante, mas ainda assim picante) - delicious!!!
Aqui podemos ver o João a fazer o fumo para entrar na campânula que cobriria o prato de tártaro.
A frigideira deve ser forrada com papel de alumínio e depois põe-se: serradura (de uma árvore não resinosa, e de preferência aromática - carvalho, cerejeira, etc), arroz carolino e chá dos Açores, que não sei qual é a mistura do chá.
Espero que tenham gostado e que as fotografias vos tenham inspirado como me inspiraram a mim!
Se alguém ler este post, muito obrigada pela oportunidade!!
joana
No comments:
Post a Comment
adorava saber o que achou!