14 March 2012

Tarte de chocolate e alfazema do Brio

Olá! 


Hoje, como tive que ir ao LxFactory ao fim do dia, aproveitei e dei um saltinho no Brio, supermercado biológico que já devem ter ouvido falar.


A primeira coisa em que deitei olho, óbvio, foi mais um livro. "Seja ecológico, escolha biológico" não é fundamentalista e ensina-nos a cultivar, a comprar conscientemente, a cozinhar, a planear um jardim de aromáticos, enfim, imensas coisas super interessantes e que nos ajudam a estar mais "de bem" com o nosso planeta.
Vende-se aqui . 


Ao lado estava o expositor das sementes e trouxe um pacotinho para semear isto!


Fui passeando e percebendo que ia haver mais alguma coisa para jantar hoje do que só o planeado pela mãe.
Então, comprei cogumelos marron, sementes de papoila, granola, alfazema, um pão de espelta (da família do trigo) e cereais integrais...


Fiz uns cogumelos recheados rápidos, só com bacon, chalotas e queijo emmental ralado, foram ao forno a 200º na posição superior.


Tanto despacho porquê?
É que mal vi a alfazema no Brio, lembrei-me de uma tarde de chocolate que a Fiona do Masterchef Australia fez num dos primeiros episódios!
E foi o que fiz. 


Let's face it, usei massa pré-preparada (mas ao menos uma boa!) mas depois fiz tudo certinho. Ganache de chocolate, chantilli com alfazema e framboesas em cima. Could it get more decadent?!


Para 200gr de natas, usei 215gr de chocolate preto e 30gr de manteiga. Amolecem o chocolate (em banho-maria ou no microondas), fervem as natas e juntam-nas, em 3, 4 vezes, à taça com o chocolate, misturando sempre com varas.
Quando a mistura está homogénea e brilhante, ir juntando a manteiga em cubinhos, à temperatura ambiente, mexendo até estar tudo incorporado.


A ganache arrefece um bocadinho no frigorífico enquanto a massa da tarde coze (atenção: é preciso picar a massa com um garfo e pôr pesos em cima da massa na forma, como feijões neste caso, para a impedir de "insuflar"!)
Bater as natas em chantilly com açúcar (eu juntei 2 colheres de chá, ficou muito pouco doce) e alfazema (pus cerca de 2 colheres de café)


Com tudo pronto é só montar: a ganache por cima da tarte, em cima as natas com alfazema e, on top of this, as framboesas que se quiser: pouquinhas no meio, algumas a toda a volta, sem regras!


Que tal a minha tentativa da Fiona's Tart?







Beijinhos, boa noite :)








5 comments:

  1. Adorei o livro - mesmo útil !!
    Quanto aos cogumelos e à tarte, mesmo soberbos!!
    Não hei-de estar "babada"????

    ReplyDelete
  2. Porque será que o meu comentário não apareceu????

    ReplyDelete
  3. Já percebi!!!!!REITERO: És a minha cozinheira preferida!

    ReplyDelete
  4. a tia é suspeita, mas obrigada!

    ReplyDelete

adorava saber o que achou!